Estando eu, faz já alguns anos, em banja num distrito de uma das nossas províncias, um militante de um dos partidos políticos maioritários do País disse-me estar ali a representar não apenas o seu partido mas, também, um grande partido rival. Interrogado sobre essa singular hidridação, respondeu que o fazia porque o seu primo, do partido rival, não falava bem português.
Tenho evidências de um régulo deste país ter distribuído os votos da sua parentela por dois grandes partidos rivais quando das eleições de 94. Jogando nos dois lados, tentou assegurar o estar bem com todos.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Directo ao Assunto:
Esse cidadao foi apenas um que o Professor qui ver. Na verdade ha-os aos pontapes neste pais. Situacao propiciada pela actual conjuntura politica. Na verdade, em Mocambique nao se debatem ideias politicas, nem opcoes politica; debatem-se, isso sim, Oportunidades Politicas para o alcance do bem estar. Uma afirmacao tao sorrateira como essa nao deveria vir de mim! Terei provocado um debate?
Enviar um comentário