07 agosto 2006

Michel Wieviorka eleito presidente da Associação Internacional de Sociologia


Director do CADIS (Centre d’analyse et d’intervention sociologiques), da École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris, do qual tenho a honra de ser membro, o sociólogo francês Michel Wieviorka foi eleito presidente da Associação Internacional de Sociologia (AIC), por ocasião do seu congresso no fim de Julho na África do Sul, no qual estiveram presentes cerca de 3.500 sociólogos oriundos de 104 países. É o primeiro francês a ocupar a presidência da AIC, sucedendo ao sociólogo e ex-presidente brasileiro Fernando Henriques Cardoso (dados gentilmente fornecidos via email pela sua secretária, Jacqueline Longerinas).
Ele esteve em Maputo em 2000, a meu convite, por ocasião de um seminário de apresentação dos resultados de uma pesquisa por mim conduzida sobre racismo e etnicidade. A sua intervenção encontra-se num livro publicado no mesmo ano*.
______________________________
*Serra, Carlos (dir), Racismo, etnicidade e poder, Um estudo em cinco cidades de Moçambique. Maputo: Livraria Universitária, 2000, pp. 169-194.

http://info.aol.fr//article.jsp?id=15825040

5 comentários:

Su. disse...

Ainda sobre o tema do seu livro, aproveito a deixa para lhe fazer uma pergunta de mera curiosidade. Na sua opinião o que acha que mais existe e afasta as pessoas, o racismo ou a xenofobia? A minha definição ainda não está muito clara, mas tenho esta ideia que as pessoas se afastam não pela cor da pele, mas por todo um conjunto de atitudes culturais e sociais muito diferentes… N sei… tenho notado que este fenómeno em vez de melhorar piora, muda de língua, bandeira ou mesmo definição.

Carlos Serra disse...

Oiça, Su, a sua pergunta é muito ampla. Digamos, rapidamente, que a xenofobia talvez seja uma espécie de racismo ampliado, concentrado na apologia de uma nacionalidade divinizada, absoluta. De qualquer das formas, encontrará neste diário coisas para ler a propósito. Busque, por exemplo, nas entradas mais antigas, palavras como racismo, etnicidade, etc. Regresse sempre!

Anónimo disse...

Escrevera de Durban, a dias, referindo-me ao evento. ‘Postei-o’, como comentário a lamentável a ausência de Moçambicanos como CS no evento. A resposta que obtive foi de que o o aparecimento do post dependeria da autorização do dono do blog.Claro!O post nunca apareceu. “Censura?”Duvido, por um blog como o de CS já não pode pertencer a uma pessoa. É representativo dee mais coisas!Penso!
Pode “melhor”, relativamente, dizer que se é das relações de M.W, mas existem coisas que nós reresentariam melhor.Penso!
PL

Carlos Serra disse...

Patrício Langa: lamento profundamente, mas nada recebi. Acho estranho, pois há dias a Iolanda tb se queixou de que enviara comentários (que tb não recebi) e me deu a entender que eu a teria censurado. Jamais o faria. A única coisa que até agora “censurei” foi um insulto soez, como em entrada anterior referi. Lamento, mas nada recebi. Esta é uma página colectiva, tudo publicarei, menos, claro, insultos. Pensarei se devo ou não reactivar os comentários livres, ok? Tem razão quanto à nossa ausência, mas eu não pude estar. Foi pena, até porque conheço bem Michel Wieviorka e muitos outros. Sei que Touraine esteve presente, Touraine que não veio a Maputo a meu convite em 2002 (até já tinha o bilhete de avião) por ter tido um ataque cardíaco.Fica para a próxima. E, por favor, não pense mal de mim! Abraço forte.

Anónimo disse...

Nosso pais tem de entrar mais dentro destas coisas e ganhar um assento nesse tipo de associacoes, o professor fica moralmente obrigado a fazer isso pelo seu nome e sua estatura cientifica.
Concordo com PT quanto a nossa ausencia.Nao podemos repetir isso.

Um estudante finalista de sociologia