Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
15 agosto 2006
Kalunga - Povo da Terra
A antropóloga brasileira Maria Baiocchi chega a Moçambique no próximo dia 3 de Setembro a fim de lançar o seu livro Kalunga Povo da Terra, no Centro de Estudos Brasileiros (CEB) em Maputo. A obra será lançada no dia 5 às 18 horas, havendo no mesmo dia a inauguração de uma exposição das fotos dos Kalunga (quilombo, no Estado de Goiás, Brasil), fotos constantes da obra.
O escritor e professor universitário de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e de Didáctica de Literatura, Calane da Silva, director do CEB, está a organizar, com a minha ajuda, uma palestra no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais. Em tempo devido darei a conhecer a hora e o anfiteatro.
Voltarei a este tema, especialmente a propósito dos Kalunga, com antepassados em África.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Aqui nas provincias ficamos sempre a "ver navios" a cultura e um "luxo" para quem pode, por isso essa informacao passa apenas de "longe". Bjnhos. Tuchamz
Lamento sinceramente.
Enviar um comentário