10 agosto 2006

Futuro

No Hotel Fairmont de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos, os novos senhores do mundo (para usar uma expresão do Le Monde Diplomatique) criaram dois paradigmas para o neo-liberalismo: «dois décimos» e «tittytainment».
Dois décimos significa que no futuro do «turbo-capitalismo» (como se diz) está previsto que a economia mundial funcione apenas com dois décimos da população activa. Até lá, o lema é bem darwiniano: «to have lunch ou be lunch» (ter de comer ou ser devorado).
Criada por Zbigniew Brzezinski, que foi conselheiro do ex-presidente Jimmy Carter para a segurança nacional americana, «tittytainment» é uma bizarra combinação de «entertainment» (entretenimento) e de «tits» ( seios) e remete para a diversão (a programar) «mamada» pelos desempregados do futuro.
Hoje, com a nova Internacional do Capital (todo o poder aos mercados!) e o eclipse dos sindicatos, acumulam-se os frutos da chamada globalização neo-liberal: desemprego, erosão do Estado-Providência, informalização do social, criminalização plural (aí inclusa quer a dos novos predadores do mundo do Capital, quer a dos velhos Estados), integrismos e intransigências identitárias, guerras, destruição ecológica, etc.

3 comentários:

Egidio Vaz disse...

Mas Professor, nao existirao saídas ao conjunto de mazelas sociais a que a sociedade contemporânea está sujeita? Nao existirao outras formas de pensar e fazer senao a vigente universalizaçao do risco e privatizaçao do benefício, só para usar as palavras de Noam Chomsky? Qual é o papel da Ciencia Social no processo de encontrar as alternativas ao modelo social actual? Quais sao os progressos feitos depois que o paradigma logico-positivista ter vingado a sua incapacidade?
Qual é a agenda para o futuro no campo das Ciencias Sociais?
Nao acha que precisamos de um posicionamento (mesmo que seja político) perante as actuais formas de ver e fazer as coisas? Nao acha que os cientistas sociais estao a desaparecer ou em caso contrário, estao a se recolher aos seus castelos (Universidades)?

Ou por outra, nao estaraoos Cientistas Sociais moçambicanos ou de Moçambique - (estaremos, se me permitir fazer parte do grupo dos aprendizes das Ciencias Sociais) a se recolher ao silencio e a aos mosteiros (Centros de estudos e de Investigaçao)?
Sao perguntas que carecem nao de respostas mas de acçao (parte da resposta desejavel).

Carlos Serra disse...

Excelente texto escreveu, adorei a palavras "mosteiros". Vou tentar responder-lhe nas proximas horas.De qualquer das formas, no que me toca creio que sao ja muitas e quero crer que claras as minhas posicoes neste diario.

Bilder disse...

Os senhores do mundo e a nova desordem mundial nos meus blogs.Os meus primeiros posts num dos meus blogs apresenta precisamente o Consenso de Washington e os seus efeitos politicos,economicos e sociais.