06 dezembro 2009

Os empresários-hipopótamos-fumadores-de-cachimbo de Mateus Simbine




Ali junto ao restaurante Piripiri, Av.ª 24 de Julho, cruzamento com a Julius Nyerere, na famosa feira de estatuetas situada no bulevar, cidade de Maputo, Mateus Simbine (imagem à direita) tenta vender os hipópotamos que estais a ver nas imagens, hipopótamos que fumam cachimbo e que ele diz representarem os empresários. "Vendi um mais alto por dois mil ao senhor daquela casa ali" (apontou a casa) - disse-me Mateus, assegurando ser o autor dos trabalhos. Perguntei-lhe por que simbolizava os empresários como hipopótamos fumadores de cachimbo. Respondeu-me que assim os sentia. E mais nada quis adiantar, ainda que eu tentasse algumas palavras em Shangaan. Bem, no cruzamento da Julius Nyerere com a Eduardo Mondlane, costumam estar à venda hipopótamos semelhantes, mas castanhos e bem mais altos, também com cachimbo. Creio que valerá a pena pesquisar sobre por que os empresários são simbolizados pelo hipopótamo e pelo cachimbo. Tentem, tentarei eu aranjar tempo para isso. Mas podem avançar hipóteses.
Adenda às 15:17: as fotos são minhas.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Por causa do guebuza.

Reflectindo disse...

O mocambicano vê e simboliza. Uma das coisas que tanto gosto dos meus conterrâneos nacionais é a flexibilidade na interpretacão.

ricardo disse...

Ainda sobre os hipopótamos...

vejam:

http://whiteafrican.com/2007/06/05/we-can-take-africa-back-one-village-at-a-time/

Unknown disse...

Bela representação: há muita semelhança entre hipopótamos e empresários: ambos são pançudos, lentos-seguros de si, potentes, espalhando fumo (danos) por onde passam, gozando os prazeres da terra e da água, quais donos do mundo!

Anónimo disse...

"Arte sociológica".
Belo trabalho. Incisivo.

Anónimo disse...

Espero nao andem atras do homenzinho criador dos hipo fumadores de cachimbo, a exigir impostos, so a ele, num milhar de informais. Que o artista nao vire o proximo Azagaia, como direito a audiencias procuradorais.