01 abril 2009

Mazionando o Índico


É um espectáculo impressionante, singular: na marginal de Maputo, um pouco depois do supermercado Game, para quem vai para o Costa do Sol, centenas de crentes mazione, fundamentalmente mulheres humildes, oram, fazem suas abluções, pedem a quem os oiça na vida extra-humana uma vida melhor. O Índico está evangélico. Ao longo da praia, podem ver-se pessoas ajoelhadas (regra geral mulheres) na areia, mirando o Índico, mãos levantadas e/ou cruzadas ao alto ou no peito, orando; grupos de mulheres orientadas por um pastor ou por uma pastora fazem o baptismo e a lavagem das coisas impuras. Lamento ter-me esquecido de levar quer o celular quer a máquina fotográfica. Foto reproduzida daqui. Recorde postagens com referência aos mazione aqui, aqui e aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é relacionado com este post, mas gostaria de saber a sua opinião sobre o que vem acontecendo com os estrangeiros em Moçambique - especificamente as limitações de trabalho e, agora, o que houve no Mundo's ontem.

Veja abaixo:

RUSGA CRIA MAL ESTAR
Maputo, Quarta-Feira, 1 de Abril de 2009:: Notícias

Entretanto, uma rusga inesperada efectuada por funcionários da Direcção Nacional de Migração contra estrangeiros em situação ilegal no país, gerou um mal-estar no seio dos utentes do Restaurante Mundo´s, na cidade de Maputo, por volta das 20 horas de ontem.
Num caso que deixou perplexos tanto os proprietários e funcionários do restaurante, que não se recordam de nenhuma visita do género desde que foi criado o sítio, os agentes da Migração invadiram inesperadamente aquela casa de pasto e exigiram que os presentes – em plenas refeições – se colocassem em dois lados, as mulheres de um e os homens do outro e que cada um devia exibir os respectivos documentos de identidade.
Xavier Mulhovo, chefe da equipa da Migração, disse à nossa Reportagem que se “trata de uma rusga rotineira ao abrigo da Lei 5/93 que visa procurar estrangeiros em situação ilegal”. Acrescentou que é uma acção legislada, que, no entanto, não tem sido efectuada por falta de meios, desconhecendo daí a última vez em que foi efectuada.
Segundo a nossa fonte, a referida lei dá a acesso incondicional ao pessoal da Migração à qualquer espaço público a verificação dos documentos dos presentes, dispensando a apresentação de credenciais para o efeito.
Entretanto, a entrada repentina daquele pessoal, acompanhado de agentes da Polícia armados de metralhadoras AK47 deixou alguns utentes do espaço, principalmente nacionais, à beira de um ataque de nervos na medida que a saída ficou condiciona à apresentação de documentos.

Anónimo disse...

e há casos de mortes sobretudo em batismos. estas cermónias são muitas das vezes violentas. Mortes tipo afogamento. pena que ninguém tem acesso a essa informação visto que é mantida em segredo entre os crentes. seria importante fazer-se um estudo sociológico a respeito.

Maquiti disse...

Numa reportagem da stv, diziam que Maziones era a crença com maior numemro de crentes (será que me espressei bem?LOL comparando IURD, catolica, Mussulumanos,e bla bla...

Quanto ao maior numero de mulheres, já é sabido que as mulheres rezão mais que os Homens e muitas são as vezes que o Homem vai Igreja convidado pela mulher (esposa, mãe, irma...)

Apesar de na Biblia a mulher ser posta com imagem feia...


M