"O pensamento essencialista define-se por duas características: atribui a todos os membros de um grupo social, étnico, histórico ou racial, atributos que podem, com efeito, encontrar-se, mais ou menos frequentemente, entre os membros desse grupo; explica esses atributos pela natureza do grupo e não pela situação social ou pelas condições de vida. Quando o grupo é havido por bom, os traços favoráveis passam por características; quando o grupo é havido por mau, só os traços desfavoráveis contam. Os indivíduos isentos do desprezo que é dado à sua comunidade são considerados excepções, atípicos." - Aron, Raymond, Les désillusions du progrès. Paris: Calmann-Lévy, 1969, p. 86.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Professor,
Entao Eduardo Mondlane, Uria Simango, Samora Machel, Josina Machel e Joana Simiao eram excepcoes na FRELIMO! eram unicos na FRELIMO que parece que queriam que o seu povo nao morresse 'a fome!
Morreram Todos!
Todas Exepcoes Morreram!
Assassinados!
Pensamento Essencialista 'e Complicado!
MZ
Enviar um comentário