06 abril 2009

Os adolescentes da Engels

Vivem nos passeios e nas barreiras vizinhas da Avenida Friedrich Engels na cidade de Maputo (cruzamento com a Rua Sidomo, creio que se chama assim), são especialmente adolescentes. O local cheira muito mal, vez que vez aparece ali alguém que procura levá-los à limpeza, os passeios estão pejados de cartões, nem sempre é fácil transitar por aquelas bandas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Professor,

Chama-se POBREZA.
e esta em todo lado, pra uns manifesta-se assim, para outros doutra forma.
tem aqueles que nem sabem do seu estado de pobreza.

MZ

Anónimo disse...

Um fenomeno igual em proporções mais alarmantes assisti em na Cidade de Quelimane, muita gente dormindo nos passeios, lembro-me que cheguei a questionar o porquê, alguem disse-me que grande parte daquelas pessoas eram empregados domesticos e que tinham suas residencias em distritos, alguem sabe alguma coisa sobre isto?

BNAS

Carlos Serra disse...

Sobre Quelimane nada sei, faz anos que não vou lá.

Valéria ♡ disse...

E foi este mesmo Friedrich, junto de seu amigo Marx, que há 100 anos atrás denunciou o resultado desse caminho que estávamos a tomar, a partir de um modelo de desenvolvimento baseado somente em valores econômicos, e que , até hoje relega os valores humanos.
Essa cena é somente a ponta de um grande iceberg de desigualdade e exclusão social e humana.... aqui no Brasil também as vemos, ao lado de outras cenas, estas outras de luxo e de exuberância...
Bom, foi um prazer encontrar teu blog neste mundinho virtual.
Abraços,
Valéria... uma socióloga 'sem diário' (sou muito desorganizada intelectualmente ... rsrs).

Carlos Serra disse...

Isso, Valéria, tb no Brasil que tenho visitado regularmente nos últimos meses...

Joaqum Macanguisse disse...

perto de uma dezena de criancas que viaviam nas ruas de senegal foram devolvidas ao seu pais de origem sendo na sua maioria de Guine Bissau .essas todas criancas sairam com conhecimento dos pais supostamente para aprender o alcorão , sendo mais tarde usadas em trabalhos duros . Fonte -noticiario das 10 RDP-Africa