Começam amanhã as eleições legislativas na maior democracia eleitoral do mundo, Índia, com 714 milhões de votantes disponíveis em processo que se vai desenrolar em cinco fases até 13 de Maio para eleição dos deputados da Assembleia do Povo, representando os 35 Estados e territórios indianos. Desde 2003 que os políticos indianos têem de declarar publicamente os seus rendimentos, coisa que não fazemos em Moçambique e que, creio, nunca faremos. Mas eis a questão: permite semelhante conhecimento uma melhor escolha no mercado político? E o que é mais importante: a riqueza dos políticos ou a forma como a obtiveram? Confira aqui a resposta de quatro economistas que estudaram 175 países para analisar o problema. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
It is wonderful indeed to read this Mozambique's blog, that also reports on the forthcoming national elections in India.
Well done Diario de um sociologo!
Enviar um comentário