10 abril 2009

"Um estranho debate ou o silêncio do medo?" (Silva Magaia e a reforma curricular na UEM)

No semanário "Savana" desta semana, com o título em epígrafe entre aspas: "Continua ao rubro o debate sobre uma reforma curricular que se pretende implementar, aparentemente a escopro e martelo, no ensino superior em Moçambique com epicentro na Universidade Eduardo Mondlane. O engenheiro civil e docente na UEM desde Fevereiro de 1988, Silva Magaia, retoma o debate e diz que os docentes estão receosos, senão mesmo cépticos, quanto ao sucesso da implementação acelerada de um modelo cujos méritos e deméritos ainda não estão suficientemente avaliados. Pelo caminho, Magaia, em nome dos docentes da Faculdade de Engenharia, alerta para os inúmeros perigos de se avançar às pressas para a introdução da nova estrutura de cursos, apelando para que seja revista a decisão tomada. Termina lançando duras críticas ao semanário domingo e manda alguns recados ao reitor da UEM, Filipe Couto."

3 comentários:

Foquiço disse...

Bom dia e Feliz Páscoa!

Permitam-me deixar o meu pensamento a este respeito: primeiro, a eficácia ou não deste "processo de Bolonha ou Bologna" em si, que está por detrás dos "silêncio" ou dos "medos" deixo para outros. Segundo, apenas acreditar e lamentar que houve uma falha, por parte da UEM em particular, na planificação, pois, a própria administração pública que caracteriza esta Universidade alerta para que toda e qualquer mudança a ser operada seja planificada e, esta em si, deve olhar para a dimensão daquilo que se quer mudar e racionalizar o tempo. É, a priori, com os muitos debates que antecederam a questão da integração regional que se previa a consequente mudança estrutural a nível de quase todos os sectores - económico, político, académico ou intelectual, etc. etc. - mas, verificamos que o novo currículo já está sendo implementado e as consequências directas da "planificação urgente" ou da "improvisação administrativa" já estão a ser sentidas, sobretudo, pelos estudantes.

Eu acho que chegou a hora de desencadear 'actividades orientadas para o desenvolvimento' para podermos desenvolver, e estas pressupõem uma boa planificação, a tempo e hora, salvo situações alheias a nossa vontade.

Note que só deixei a minha opinião.

Abraços!

Jonathan McCharty disse...

Nos que nada temos haver com a UEM referimos, faz tempo, o que agora o Eng. Silva Magaia, em representacao dos seus colegas, nos da' a conhecer!! Este relato e' elucidativo da direccao que esta' a ser dada a este pais!!
Este sociedade precisa de acordar e saudo o competente Engenheiro pelo seu corajoso acto!!

Nos estaremos aqui vigilantes para que nao seja vitima de "represalias" por apenas ter ideias proprias e ser coerente com a sua consciencia!!

Feliz Pascoa a todos Mocambicanos integros!!

Anónimo disse...

Em representacao dos seus colegas? Foi eleito em Assembleia Geral de docentes, certamente!