28 fevereiro 2011

Senegal: dois jovens imolaram-se pelo fogo diante do palácio presidencial

O compatriota Luís Martins que vive em Dacar, capital do Senegal, escreveu-me via email alertando-me para o seguinte fenómeno: no espaço de uma semana, dois jovens imolaram-se pelo fogo em frente ao palácio presidencial, ambos à sexta-feira, dia especial muçulmano (mais de 90% dos Senegaleses são muçulmanos). Quem eram: um ex-militar, Bocar Bocoum, que não recebia nem salário nem subsídio; e Cheikh Tidiane Bâum, desempregado e sem experanças de novo emprego. Confira em francês no Le Quotidien, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda às 12:58: sobre a imolação pelo fogo, recorde neste diário aqui, aqui e aqui.

3 comentários:

V. Dias disse...

Que fenómeno é este? Como é que alguém pode colocar fim a sua vida para beneficiar a maioria?

Zicomo

Anónimo disse...

foi assim que começou a revolta na Tunisia.Mohamen Bouazizi, jovem com foração superior, desempregado há alguns anos e farto das injustiças sociais e farto de tudo decidiu imolar-se pelo fogo no passado dia 17 de Dezembro. da Imolação deste jovem assistimos hoje os protestos todos na africa do norte.

Por isso... vale a pena dar couro à causa quando se acredita.

AAS

ricardo disse...

Pois, mas em Mocambique, tenho visto imolacao em sentido contrario. Assim interpreto o linchamentos. Como uma imolacao da sociedade por causas multiplexadas na figura do marginal...

Ou seja, a mensagem e a mesma!