24 fevereiro 2011

Outra visão do que se passa no mundo árabe

O espírito saiu da garrafa e a OTAN não sabe como controlá-lo - um texto de Fidel Castro, em Cubadebate, aqui. Para traduzir, aqui.

4 comentários:

Tomás Queface disse...

Nada acontece por acaso. Há sempre um propósito por detrás de um certo acontecimento. É bem possível que esta onda de manifestações tenha sido obra do ocidente cujo objectivo final seja de substituir os actuais líderes do mundo árabe com os seus fantoches, tal como aconteceu no Iraque.

Eu sou a favor da permanência do Khadafi primeiro porque É um dos poucos, ou senão o único presidente africano que tem a ousadia de levantar a voz para discordar dos Estados Unidos da América.
segundo, Idealizou o projecto de Estados Unidos da África, na qual integraria os paises africanos os quais teriam um único governo central e consequentemente tornaria o continente auto-sustentável.
Terceiro, ele é um dos grandes defensores da africanidade.
Mais vale ter um "dictador" como o Khadafi do que ser governado por exploradores ocidentais cuja única ambição e interesse são os nossos recursos.

ricardo disse...

Claro, os libios e que estao todos loucos. Certamente fartos de bem-estar e de serem torturados com caviar e cha de menta...

E assim. No mundo actual, quem fala mal do EUA e heroi. Nao importa o seu historial. Logo, Khomeini foi heroi. Kim-Jong-Il e heroi. E como e evidente...Fidel Castor e heroi!

Estamos cheios de herois neste mundo. Nao sei porque nao vivemos todos felizes...

P.S.

Assange viu os seus esforcos a cair por terra. A Corte Britanica ira extradita-lo para a Suecia. Os seus advogados recorreram. Adivinha-se um processo longo e com muitos golpes de teatro.

Anónimo disse...

Acho que o velho Castro esta cada vez mais senil... e so olha para o Ocidente.Pensa que todos os povos nao pensam, sao apenas teleguiados, pelos gringos ou pelos donos da razao: ele e o seu irmão. Ja nao ve o que acontece no mundo. Afinal omeu velhinho Fidel ficou mais tempo que o Kadafi no poder, mantendo o seu povo a ferro e fogo, numa altura em que o mundo era mais fechado. Hoje, com os novos meios de comunicacao, ta cada vez mais dificil manter o povo nas trevas por muito tempo... Bons tempos os do Fidel...

Para os que querem o Kadafi no poder deve-se dizer que Quem tem que querer ou nao o Kadafi ë o povo da Libia... que, neste momento, farto das suas mentiras e violencia, lhe esta dando um pontape na parte traseira da sua anatomia...
Triste maneira de sair do poder...

Espero que estejamos perante uma possibilidade de termos menos um ditador para África! (Ja la vao dois)

Anónimo disse...

http://blog.mondediplo.net/2011-02-24-Faut-il-intervenir-militairement-en-Libye