22 fevereiro 2011

Últimas

Rádio França Internacional, aqui
Adenda às 6:43: BBC Brasil sobre petróleo e impacto mundial da crise líbia, aqui.
Adenda 2 às 6:47: Afrol News, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda 3 às 7:06: Xinhua News, aqui.
Adenda 4 às 7:12: Mathaba, aqui.
Adenda 5 às 9:38: pessoas detidas no Zimbabwe, acusadas de quererem provocar uma revolta do tipo Tunísia/Egipto. Confira no The Herald aqui e na AF.Reuters aqui. Para um trabalho analítico, aqui.
Adenda 6 às 10:22: segundo O País online, as manifestações africanizam-se. Aqui.

3 comentários:

ricardo disse...

A duras penas. Kadhaffi mandou a sua forca aerea bombardear os manifestantes, fazendo-nos lembrar tristes episodios do sec. XX passados na ex-Jusgoslavia, Chile e Italia Fascista.

Por menos do que isso, um pais do leste europeu (Servia) foi dividido em dois (Kosovo e o que resta da Servia). Bombardeado metodicamente. E os seus lideres julgados no tribunal internacional de Haia e condenados a duras sentencas. Para nao falar de sancoes economicas que perduram ate aos nossos dias...Razao pois tem o ministro dos negocios estrangeiros do Qatar quando se insurge perante o silencio da comunidade internacional, perante uma MATANCA anunciada pelo filho do ditador na TV e com todos os detalhes sordidos de como haveria de ser. E ainda se admiram os analistas politicos da existencia de um poderoso Irao ou Hizbollah. Como nao? Que ideologia se espera que a revolucao libia ira adoptar caso saia bem sucedida, face a indiferenca total da comunidade internacional?

Pensemos.

Anónimo disse...

Bandeira trocada na embaixada libia em Londres; alguem ja passou pela embaixada libia em Maputo?

AAS

ricardo disse...

O papa Kadhaffi foi aos escombros da sua TV fazer uma comunicacao de hora e meia aos libios, repetindo o que o seu filho havia ja dito. Confirmando - toda a sua vontade - de esmagar os seus opositores a todo o preco. Nao nos admiremos se, tal como Saddam fez aos curdos, gas mostarda for lancado aos manifestantes.

O problema da Libia tornou-se numa questao de sanidade mental de quem dirige aquele pais. Definitivamente.

Entretanto, os navios de guerra iranianos atravessam o Suez rumo a Siria e Libano, outros dois estados prestes a emplodir. Na verdade mais a Siria que o Libano. Digamos que e uma manobra tactica de Teerao para dissuadir qualquer aventura egipcia por aquelas paragens.