13 fevereiro 2011

A "hora do fecho" no "Savana"

Na última página do semanário "Savana" existe sempre uma coluna de saudável ironia que se chama "A hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Deliciem-se com "A hora do fecho" desta semana, da qual ofereço, desde já, um aperitivo:
* As últimas declarações do mais velho Marcelino fizeram finalmente estalar o verniz entre as alas do partido Frelimo...
Nota: trata-se da edição com data de 11/02/2011.
Adenda às 21:09: dado não ter recebido o jornal, não posso disponibilizar o habitual dossier.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também na última página do SAVANA, uma peça que transmite esperança aos amantes do bom senso, da vida e do ambiente:

Acordo entre o Botswana e a Namíbia
Inviabiliza futuro porto de Techobanine

Poderá ser inviabilizado o plano de construção de um porto de águas profundas na Ponta de Techobanine, no distrito de Matutuine, província de Maputo, caso se concretize um acordo assinado entre o Botswana e a Namíbia, para a construção de uma linha férrea ligando as minas de carvão de Mmamabula, no Botswana, ao porto de Walvis Bay, na Namíbia.

Para além da perceptível incapacidade financeira dos promotores do porto de Techobanine, o projecto tem também sido alvo de objecção por parte de especialistas em questões de meio ambiente, que alegam que o mesmo poderá perturbar a sustentabilidade da vida animal na zona, onde se situa a Reserva Especial de Maputo, e pôr em causa o frágil ecossistema da região.
O projecto era também alvo de uma poderosa objecção por parte do banco Mundial, que financiara um vasto plano de estudo de impacto ambiental da zona.