Segundo a Deutsche Welle, um especialista afirmou que as manifestações no Barein (pequeno estado insular na costa da Arábia Saudita) têm a ver com um conflito entre xiitas e sunitas, os xiitas estando com menos oportunidades de ascensão social. Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Mas como pode notar, esta revolta comeca logo fraccionada pelo aspecto religioso. Nao tivemos o mesmo caso nem na Tunisia, nem no Egipto, ambos paises maioritariamente sunitas. Inclusive, os cristaos Coptas fizeram-se presentes, esquecendo momentaneamente suas divergencias com os muculmanos.
Por isso, esta e uma revolta que logo a partida, tem os ingredientes de se transformar numa guerra civil e nao uma revolucao popular. Alias, a Arabia Saudita, ainda mal refeita da queda de Mubarak, ja avisou que intervira no Barhain caso a monarquia seja derrubada. E nao ha sinais de que Washington se venha a opor a isso. Ja Teerao...
Enviar um comentário