16 setembro 2009

(9) 16/09/09

Os boletins de voto ainda não foram impressos, tudo em standby à espera da decisão do Conselho Constitucional sobre as reclamações apresentradas por alguns partidos - afirmou Leopoldo da Costa, presidente da CNE à Rádio Moçambique (noticiário das 19:30). E aqui está o dilema: se o CC não aceita, na totalidade ou parcialmente, as reclamações, é, por hipótese, apanhado pelo caudal de descrédito que já cobre a CNE; se aceita, homologa o descrédito referido no concernente à CNE. Em qualquer caso, nunca como agora houve tanta crítica em relação à CNE, seja nacional, seja internacional.
Adenda: a Renamo queixa-se de que a sua sede no posto administrativo de Zóbuè foi queimada por membros da Frelimo (Rádio Moçambique, diário de campanha, 20:02).
Adenda 2 às 20:10: uma rainha do bairro do populoso bairro de Namicopo, periferia da cidade de Nampula, a piamwene (sobrinha uterina do mwene) Ganda (espero não me ter enganado a registar o nome) pediu aos residentes que votassem pela Renamo (fonte: idem).
Adenda 3 às 20:30: o que escrevi no lead desta postagem faz-me lembrar o herói de um filme de Charlie Chaplin que, apanhado por uma tempestade de neve quando dormia na sua cabana, vê esta de repente na borda de um precipício. Ao acordar, quer sair. Mas se avança para o lado do precipício, a cabana tomba; se recua e pretende sair, a tempestade aguarda-o. O herói de Chaplin não pode nem habitar a cabana nem deixá-la.
Adenda 4 às 20:41: ouvindo o diário de campanha da Rádio Moçambique, ponho-me a imaginar o estado de espírito dos moradores dos bairros e das comunidades pelos quais vão passando, dia após dia, os partidos com suas promessas e seus afiançados édens futuros, vou-me colocando como hipótese que gente há que se vai especializando a gritar as mesmas palavras, a cantar as mesmas canções, a dizer em uníssono que sim sempre que lhe pedem para votar, etc. É como aqueles coros alugados para funerais e casamentos.
Adenda 5 às 20:46: espanta-me que o MDM tenha tão rapidamente criado representações em quase todo o país, surgindo formalmente nos relatos da Rádio Moçambique como a terceira força política do país. Hoje, em conferência de imprensa, o seu porta-voz Manuel de Sousa afirmou que o partido está a operar ainda sem fundos a distribuir pela CNE, enquanto aguarda a decisão do CC sobre a reclamação que apresentou a propósito da sua exclusão de nove círculos eleitorais nas legislativas.

3 comentários:

Xicoxa disse...

Vamos aguardar com serenidade pela dicisao do CC.

O CC é um orgao serio e naturalmente dicidara com base na lei.


E a CNE e os partidos politicos lhes cabera acatar pois que as decisoes do cc n sao passiveis de recurso.

Chauque disse...

a CNE colocou os bois a frente da caroça.asim tem que aguentar,

se a dicisão do CC, favorecer os partidos Politicos ha condiçoes para IMPEACHMENT( Fernando Collor de Melo,presidente Brazileiro,é um caso) na CNE claro ao Presidente Dr LEOPOLDO

sok aqui é moçambique ninguem se demite,ninguem me tira vou até ao fim par dizer O MEU MANDATO CUMPRI 100% nao é gente?

Abdul Karim disse...

o presidente do cc...

interessante...

vai animar conhecer essa gente tao importante...