De acordo com o "Canal de Moçambique" de hoje, o ministro holandês da Cooperação, Bert Koenders, fez em Maputo várias considerações sobre o fosso entre ricos e pobres (que disse ter verificado em Nampula), sobre o desenvolvimento e sobre o que os cidadãos devem fazer no país. Afirmações que, certamente, vão provocar polémica. Confira aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
Li a afirmação. Isso me parece mais um lembrete do que algo polémico. Afinal somos nós quem deve velar pela nossa vida, e que os governantes seriam nossos árbitros. Isto não acontece. Há privatização do Estado. O cidadão parece não fazer parte deste. Esse senhor com quem me congratulo já, viveu outras cultura onde a gestão da vida terrena é visivelmente feita pelos cidadãos. Felizmente! Nós exigimos quase nada.
Puxa...
"Governo tem que ser PRESTAVEL"!
Entao nao PRESTA!
Pesado!
Parabens Ministro Koenders!
Obrigado por tentar EDUCAR ao nosso
GOVERNO!
MZ
E o dinheiro que era pra construir-se universidades, fábricas é drenado para as contas dos vilões que não importando-se com seu povo limpam tudo até não sobrar nada. Acumulam cargos e nada fazem pra mudar a realidade do país. E eles vão sempre manter a pobreza no nível que está pois esta é a melhor maneira de eles satisfazerem sua fome insaciável. E nos, o povo, iremos votar em Outubro nas mesmas pessoas que nos fazem acreditar que estão a mudar algo... Isto não é democracia. É uma ditadura disfarçada em democracia...
Caro Tomás Daniel,
Apreciei com gosto os seus comentários.
Uma coisa curiosa e interessante: dizem que o plano quinquenal foi cumprido em 98%. Os “donos” do plano disseram. Com toda a calamidade visível.
Está ai um dos maestro dos doadores a reivindicar os impostos mals usados do seu povo. Meteu à boca na trombeta para chamar atenção ao governo, que está a encher um tambor furado. Eu já tinha avisado, não estamos a dar passos desejados, o presidente está a combater defeitos que para alguns fizeram dele uma escola e ou esteira. Não é novidade para mim que vivi de perto as vicissitudes da pobreza em Nampula.
Um abraço
Presupostamente 90% das riquesas do pais estao nas maos de menos de 10% da populacao.
Assim ou chupas o dedo ou entao tens que lamber o .. ao tio Patas a ver se caem ums restos.
Esfomeado.
Enviar um comentário