04 março 2009

Renamo, MDM e Frelimo

O "Magazine Independente" de hoje dedica uma caixa na página 5 e quatro colunas na página 9 (destaque aqui para a Zambézia) a mostrar deserções e possíveis deserções do lado da Renamo para o lado do Deviz Simango e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), movimento que deverá ser criado este fim-de-semana na Beira. O jornal dá por certo que Dionísio Quelhas abandona a Renamo. Por outro lado, na página 4 é dado a conhecer que a Comissão Política da Frelimo substituiu a direcção do partido em Sofala, a começar por Lourenço Bulha, candidato à presidência do Município da Beira derrotado por Deviz. Enquanto isso, o "O País" aventa a hipótese de o deputado Ismael Mussá da Renamo filiar-se no MDM.
Adenda a 05/03/09, 7:21: o "Notícias" de hoje também se refere à suspensão do elenco de Bulha, aqui. Hipótese: se a medida tem a ver com a Renamo (antiguidade da luta), tem bem mais a ver com Deviz Simango e com o surgimento do MDM (nova frente de luta).

17 comentários:

Anónimo disse...

Aquilo que ja se previa esta muito proximo de suceder, ou seja o comeco do fim da RENAMO.
A Gestao pessoal do partido por parte do Lider,a falta de estrategia politica clara,um lideranca muito apegada aos feitos do Lider no passado ou seja o culto da imagem ja muito desgastada do Sr General, as intrigas dentro do Partido, as sucessivas derrotas nas ultimas elecoes sao reveladores deste fim que se avisinha.

O QUELHAS e o Mussa sao apenas um pequeno exemplo de dois jovens k gozando ainda de alguma sanidade mental procuram salvar a pele num barco que a muito perdeu o rumo e anda a deriva pelo mar a dentro.

Sera que esta tentactiva de fuga pra frente sortira efecto?

So o tempo DIRA.

Sera o Deviz ou Diviz é alternativa a Frelimo?

Haver Vamos.

Quanto a FRELIMO esta vai se Renovando na continuidade, galvanizada pelas sucessivas vitorias , merce duma lideranca clara evidente do 4X4 ou seja Guebas papa tudo.

Para aqueles que n me davam ouvido ai esta a resposta.

Reflectindo disse...

Algumas coisas são do conhecimento público e em particular da lideranca da Renamo. Ela, a lideranca sabe que todos os que aderiram à Renamo pela causa democrática procurarão fazer essa causa onde a democracia existir. Mas será só a Renamo? Isso requer muita reflexão sobre toda a democracia e o processo democrático em Mocambique.

Contudo, o que parece fenómeno novo, mas a semelhanca do que aconteceu ainda há bem pouco tempo na Renamo, é essa de suspensão de órgãos eleitos substituindo-se por pessoas indicadas pela comissão política. Ainda por cima forma-se uma comissão directiva chefiada pelo Veterano ALberto Chipande. Não se explicam os motivos e eu não me lembro de algo igual desde 1994. Ficaremos a especular, lembrando-nos da década 80 em que coisas semelhantes aconteciam com frequência. Era porquê?

Anónimo disse...

caro Reflectindo, esteja atento aos próximos 30 dias na Beira. Vai assistir a um verdadeiro processo democrático que começará das células até ao Comité Provincial. A suspensão do mandato do actual secretariado (de Bulha) visa, precisamente, propiciar que todos participem nas próximas eleições nas mesmíssimas circunstâncias.

Agora, amigo Reflectindo, compara esta abertura com o que se verifica no teu mais recente Partido, o tal MDM. Vocês partem para o acto constitutivo com o líder da vossa mais recente experiência já conhecido. Até dão a ideia de estarem a fundar o tal Partido para acomodar o coitadinho do Daviz Simango, já que foi vítima da prepotência do déspota que Dhlakama sempre foi.

E há um fenómeno que me intriga e que, quiçá, o amigo Reflectindo pode explicar: porquê levaram tanto tempo a descobrir que o senhor Dhlakama era um ditatorzinho, ainda por cima lunático?

Viriato Tembe

Carlos Serra disse...

Veja, Reflectindo, o texto do "Notícias".

umBhalane disse...

«"coitadinho" do Daviz Simango»

"coitadinho"

Moçambique precisa, mesmo, de muitos "coitadinhos" que nem Daviz Simango, e melhores ainda...

Estar amarrado à árvore do poder é fácil.

É só deixar andar...e comer, comer,comer,...

Cabritos são assim mesmo.

Fazer o quê?

Anónimo disse...

O amigo UmBalane nao explicou porquee se funda um Partido com a cadeira de LIDER jaa cativa. Seraa esta uma nova forma de democracia?

O vosso Partido parece estar atrasado mesmoi em reelacao aa Frelimo de 1962. Naquela altura houve eleicoes por voto secreto para escolher a lideranca.

Viriato Tembe

Reflectindo disse...

Professor Serra, vi o texto do Notícias e já me dá o poder de especular, o que farei depois. Aliás, mesmo o Prof já especula. Mas uma questão pontual, fui para os Estatutos da Frelimo e nada consta o que o Notícias fala do artigo 64 alinea c). Posso interpretar mal, mas aprofundarei isso. Algo idêntico como a Renamo menciona os seus estatutos?

Amigo Viriato, voltarei a dar-te resposta, mas pode nos explicar em quê e porquê Daviz Simango é um coitadinho?

Anónimo disse...

Depois de ler isto tudo começo a ficar pertubado com tudo que aivem....Uh...uh...

JOSÉ disse...

Torna-se evidente que os ventos da Beira sopram com força e incomodam, Daviz Simango faz cócegas a muita gente!
Se os frelimistas são democratas e não temem competição, não deveriam mostrar tanta preocupação com o aparecimento do MDM.
Porque tanto alarme? A resposta é demasiado simples: o MDM é mesmo uma ameaça!

Nelson disse...

Vale mais tarde do que nunca.

Reflectindo disse...

Viriato, Viriato, meu amigo, achas que estás a justificar a tua expressão de "coitadinho"?

A cadeira do líder já cativa? Será que tu não sabes até aqui que isso é proposta e consenso nacional? Será que esqueces que a Frelimo (Frente de Libertacão de Mocambique, para não confudires) foi fundada de três movimentos?

Agora esta Frelimo, teu partido, em que congresso foi com mais concorrentes para a Presidência? Como seria o MDM mais atrasado que a Frelimo? Sejamos racionais e coloques as coisas no próprio lugar. Não achas?

Sabes e muito bem que Daviz Simango nunca pediu para se candidatar mesmo para a Presidencia do Município da Beira mas sim, foi sempre pedido para tal. A tua expressão acomodar Daviz perde valor por aqui porque é ao contrário, ele é que acomoda a quem lhe sugere para ser líder. É Daviz que satisfaz a mim e aos outros.

Vou formular mais o meu comentário logo que eu tiver tempo, mas parece-me concordares que a Frelimo está bem ABALADA pelo MDM o que se prova pela movimentacão dos generais de reserva, tal igual vimos Chipande em Cabo Delgado, Marcelino dos Santos em Sofala, Sérgio Vieira em Niassa, Mariano Matsinhe em Tete, etc nos anos 80.

Se enviando generais de reserva para enfrentar um partido jovem e muitos jovens, e, sobretudo civil, não posso advinhar sobre o resultado e isso nem cabe a mim. Mas me contenta que o meu partido seja civil e de natureza civil e DÊ espaco aos jovens...

De sublinhar que nao vejo a diferenca entre a suspensão de Bulha a de Pondeca. Aliás, a diferenca é que a Frelimo, usando os recursos públicos, pode dar MATABICHO a Lourenco Bulha, o que a Renamo não tem.

No teu lugar, eu questionaria ao que se fez ao invés de um "YES MAN", mas nao quero ser o vosso conselheiro.

umBhalane disse...

O amigo Viriato Tembe está surpreendido com a emanação de um líder natural, sem apoio das baionetas, sem aparelhos, sem muitas das coisas que apetrecham outros aparelhos - por exemplo, serem donos do Estado, que é de facto de TODOS, por apropriação indevida, e o colocarem única e exclusivamente ao seu serviço, e dos seus!

Não deve surpreender ninguém que "a cadeira de líder" já esteja cativa - Daviz Simamgo.

Afinal quem liderou, quem deu a cara, quem efectuou o trabalho, quem colheu o genuíno apoio popular, das grandes massas...

Quem é o porta-voz dos anseios da população?

A mim só me preocuparia, se o lugar fosse vitalício, eterno...

Aí, sim, ficaria muito preocupado.

Mas Moçambique, e é minha sincera opinião, precisa de líderes fortes, carismáticos, que saibam o que querem...seja na Frelimo, seja no MDM,...

Porque, como já dizia o "saudoso" Mao Tse Tung, falar com gente que sabe o que quer, é fácil.

Agora, difícil, é tentar falar com cata-ventos...

Mas, amigo Viriato Tembe, Daviz Simango que se cuide - assim como entra, também sai...

A mudança também é essa, para além de outras - programa, tipo de sociedade e sua concepção...

E, não devemos desesperar...

O POVO É SOBERANO.

Anónimo disse...

Espanta-me a maneira como os amigos falam da vontade do povo, do desejo das massas, do consenso nacional. Conheco o discurso e os seus praticantes. Alias, o paiis inteiro jaa se vacinou contra os messias que falam em nome dele, dos messias que conhecem todos os caminhos, todas as verdades e todas as solucoes.

Lembrem-se que a Renamo e Dhlakama usam o mesmo palavreado.

Viriato Tembe

Anónimo disse...

Pelos ultimos acontecimentos na beira na hoste dos camaradas parece que nao é so a renamo que precisa de congresso extra ordinario a FRELIMO tambem precisa de uma reflexão seria nao do tipo em que os delegados vão conversar, e bater palmas pra o camarada Guebuza,dizer Guebuza Hoye,hoye,frelimo Hoye hoye....
camaradas a verdade tem que ser dita estamos a perder tereno temos que assumir a nossa missao de partido das massas.
A frelimo tem que deixar de ser um clube de Guebuza Chipande,Marcelino dos santos...,...,lambe botas Paunde,edson macuacua e se asumir com dinamizador do desenvolvimento de mocambique porque o povo assim o confiou.
Chega de discursos poeticos do tipo maravilhoso povo mocambicano,glorioso povo ...o povo sta a espera de accoes e accoes concretas.xega d show off camaradas vamos aregacar as mangas.
a revitalizacao dos nossos orgaos que vai comecar brevemente é uma boa oportunidade para um reflexao profunda aproximar o partido as bases e satisfazermos a vontade das massas.

Joaqum Macanguisse disse...

Francamente Viriato . a pergunta que fizeste ao UmBalane é mesmo para uma resposta .não consegues perceber que pessoas com cérebros pensantes ,não cultivadas no lambidíssimo ,e muito menos analfabetos como já habituaram a chamar aos membros da Renamo e que estão indo a cabeça de Deviz Criar um partido .É ASSIM QUE SURGIRAM QUASE TODOS GRANDES PARTIDOS DO MUNDO ,CENTRADOS NUMA CERTA FIGURA .
Samora , Marcelino dos santos ,Urias Simango ,Joana Simiao esses todos sacrificaram -se nas matas para que o Partido frelimo tivesse os seus tentáculos e o Mondlane teve na altura a Sorte de Ser Um cérebro Moçambicano ,por força de origem capaz de sustentar alguns interesses de continuidade do Império

Reflectindo disse...

Amigos

Não é que o nosso amigo Viriato Tembe não esteja a entender ou nunca tenha entendido do consenso nacional dos que vão agora formar o MDM sobre a figura de Daviz SIMANGO. Eu tenho explorado a preocupacão dele desde há muito e em diferentes discussões. Daviz SIMANGO e o MDM lhe preocupam muito e prefere minimizá-los que aceitar que pelo menos até aqui, está nascendo um partido capaz de desafiar "to challenge" a Frelimo e Guebuza.

O meu amigo ficou surpreendido pela manifestacão clara da Comissão Política da Frelimo que agora não é para brincar. Mas se o Viriato fizer tambem perante os seus camaradas isto que ele faz aqui, não me restam dúvidas de lhe dizer (como amigo) que está agindo como Fernando Mazanga. Espero que ele seja lá crítico, lá onde ele não descobriu ainda que os métodos ditatoriais, o projecto de regresso ao monopartidarismo, a apropriação do Estado vão escangalhar a Frelimo como a Renamo está mesmo se escangalhando. Mas a acontecer assim, será de novo o povo mocambicano a perder. O meu amigo deve perceber que o país ganhará mais com multipartidarismo o que implica existência de partidos políticos fortes. Sejamos como Cabo Verde ou Gana!

Talvez eu deva resposta ao amigo Viriato e digo não levou tempo a descobrir-se que Afonso Dhlakama era ditador, mas que tudo é um processo até que chegou ao cúmulo. Mas nós já mostrámos que descobrimos e não encobrimos o que descobrimos. Vocês continuam a encobrir e negam os factos como o da preterição de Eneas Comiche. Vocês negaram que os métodos da Renamo são igualzinhos aos da Frelimo, mas cada dia que passa só há provas.

Agora falando da Comissão Directiva em Sofala e Beira interessa-me saber o seguinte: quem pagará a factura quando Lucas Chomera e José Pacheco estarão a trabalhar a tempo inteiro para a Frelimo em Sofala? Será a Frelimo ou o Estado Moçambicano? Não está aqui o Estado a ser prejudicado?

Caro Sitoi Junior, acho que estás a dizer bem as coisas e espero que alguém te perceba. Entretanto, também sei que as coisas são muito complicadas.

Abraço

Anónimo disse...

"...O amigo UmBalane nao explicou porque se funda um Partido com a cadeira de LIDER jaa cativa. Seraa esta uma nova forma de democracia?

O vosso Partido parece estar atrasado mesmoi em reelacao aa Frelimo de 1962. Naquela altura houve eleicoes por voto secreto para escolher a lideranca..."

Viriato Tembe

Caro Viriato, esta pode ser sim uma nova forma de democracia, pelo menos revela que o grupo de pessoas com intenção de criar esse partido tem uma figura de consenso, é bem melhor que um voto secreto numa eleição em que todos querem ser presidentes e quando não o são por essa via, são capazes de tudo para chegar ao poder.

Quanto a expressão coitadinho já estamos habituados, é tipica de ... ja ouvi a mesma em um julgamento.

JSJD