08 março 2009

Maputo: 2 linchados acusados de feitiçaria

Segundo a TVM em nota de rodapé no seu noticiário das 20 horas de hoje, dois indivíduos foram linchados à catanada em Maputo acusados de serem feiticeiros. Obrigado ao Cremildo, um dos meus assistentes, por me ter chamado a atenção para a notícia. Procurarei obter mais pormenores.
Adenda 1 a 09/03/09: o caso ocorreu ontem na Matola-Gare, província de Maputo. Estão detidas cinco pessoas (Rádio Moçambique, noticiário da meia-noite; porém, não consegui fixar outros pormenores).
Adenda 2: a história surge contada pela TVM, aqui. Alguém quererá comentar, depois?
Adenda 3 a 10/03/09, 7:35: conheça a versão do "Notícias" aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

O especialista neste tipo de fenómeno social é o Carlos Serra.
Se para a concretização da sua vingança ou para exorcizarem o medo de serem as próximas vitimas, as 3 raparigas tivessem optado por uma menor teatralização e/ou se a turba não tivesse acompanhado o espectáculo, continuar-se-ia a falar de linchamento? Não estaremos antes perante uma utilização do ritual linchador para uma acção mais (e vou utilizar um termo perigoso, mesmo com aspas) "libertadora" que "justiceira"? A notícia não refere (e bem!) a idade das raparigas mas esse conhecimento permitiria compreender melhor o efeito que as continuas acções de verdadeiros linchamentos podem ter numa sociedade como a moçambicana.

Carlos Serra disse...

Faltam-me ainda dados para "entrar" melhor no fenómeno. Mas a sua morfologia parece-me "clássica". A STV prometeu-me dar-me mais pormenores e talvez eu seja entrevistado a esse respeito.