06 março 2009

Gestação do MDM

O eng.° Noé Nhantumbo descreve hoje no "Canal de Moçambique" a gestação do Movimento Democrático de Moçambique em Nazaré, periferia da cidade da Beira.
Adenda 2: tenho para mim que a matriz simbólica dos actos linchatórios (purgar, expurgar, retemperar, reequilibrar, expulsar, purificar) também ocorre nos partidos políticos.
Adenda 3: Bulha e os seus pares foram as ovelhas sacrificiais, os bodes expiatórios do linchamento purificador. Eles não foram afastados pelo Comité Provincial de Sofala, mas pela Comissão Política da Frelimo, a mais alta instância decisória do partido. A composição do elenco de transição mostra bem quão pesada foi a mão interventora. Tempo de urgência, tempo de decisões drásticas.

15 comentários:

Anónimo disse...

Prof.
HOJE É UM DIA HISTÓRICO PARA MOÇAMBIQUE(AQUELES QUE ACREDITAM).
HOJE DEVIA SER CONSIDERADO O DIA DA LIBERDADE!!!!!!!!!!!!!
PARABENS CARVALHO; DEVIZ E TODOS AQUELES QUE ACREDITAM NO MOÇAMBIQUE PARA TODOS.
FORÇA!!!!!!!!

Anónimo disse...

Prof.,

Hoje as musicas do trovador Azagaia deviam ser escutadas nas estacoes radiofonicas ou televisivas privadas...bom a publica nunca mesmo o fara.

A MARCHA....POVO NO PODER. Em toda minha vida nunca escutava rap ou coisa parecida. Depois de Mentiras da Verdade, Povo no Poder e a Marcha, as musicas de Azagaia passaram a constituir parte do meu reportorio (reliquia).

Sim a Marcha, que o digam os camaradas

Jonathan McCharty disse...

Esta' a haver muita desinformacao em relacao a esta suposta "chicotada psicologica" da direccao frelimista em Sofala! A questao aqui nao e' a derrota do Bulha! Djalma tambem perdeu e, se estao bem lembrados, foi de seguida nomeado Governador de Gaza! O problema, que ninguem quer mencionar aqui, e' o MDM! O "pessoal" ja' percebeu a grandeza do desafio que os espera! Urge agir em tempo!! Se alguem quiser apostar, podemos faze-lo: "Ate ao fim do ano, essa comissao "interina" que caiu de para-quedas, se vai manter intacta"!!

Better try to do something now, because the process to get our country back is already under way!!
This midnight decision will only bring in more people to the unstoppable train!!

Anónimo disse...

Prof.,

Se essa Comissao Politica escutasse o povo e olhasse para o desenvolvimento integral do Pais como "tempo de urgencia", questao que merece intervencao seria, o Partido Frelimo nao incorreria nessa massada de remar contra-tempo. A Beira esquecida e rejeitada no cenario politico mudou o contexto politico nacional.

Se a Frelimo nao tivesse se acomodado no seu regionalismo e exclusao assente numa retorica retrograda de inclusao enganosa, nao teria esse desmerecido trabalho.

Esta evidente que a Frelimo nao tem tanta legitimidade assim e poder suficiente para controlar os eventos. Quanto a elite politica nao sabe controlar os eventos, os eventos controlam a politica da elite. A Frelimo hoje esta controlada pelos eventos da Beira.

O fim da politica dos camaradas chegou ao fim

Anónimo disse...

Mocambique Para Todos.

Abdul Karim

Anónimo disse...

Hoje é dia de Festa para os Moçambicanos. Vem nos aí a liberdade. Libertarmo-nos do libertadores é o que falta para o páis andar. Força MDM, Conta comigo e com a minha força.

Prof. É possível termos a conta do MDM para possíveis apoios?

CMatos

Anónimo disse...

Prof.
Faça um mim questionário para vermos como está a ferver a política em MOÇAMBIQUE.
MOÇAMBIQUE É NOSSO NÃO DE 1 PUNHADO DE COMBATENTES..
FORÇA MANOS.

umBhalane disse...

CALMA.

Anónimo disse...

Wind Of Change

I follow the Moskva
Down to Gorky Park
Listening to the wind of change
An August summer night
Soldiers passing by
Listening to the wind of change

The world is closing in
and Did you ever think

That we could be so close, like brothers
The future's in the air
I can feel it everywhere
and Blowing with the wind of change

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow dream away
in the wind of change

Walking down the street
and Distant memories
Are buried in the past forever
I follow the Moskva
Down to Gorky Park
and Listening to the wind of change

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow share their dreams
With you and me
Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow dream away
in the wind of change

The wind of change
Blows straight into the face of time
Like a stormwind that will ring the freedom bell
For peace of mind
Let your balalaika sing
What my guitar wants to say

Take me to the magic of the moment
On a glory night
Where the children of tomorrow dream away
in the wind of change


By Scorpions

Eu ja comecei a escutar a musica.

Maxango

Eduardo disse...

este BLOG esta de parabens....
estarei sempre voltando..
um abraço

Anónimo disse...

Caros concidadaos e prezado Deviz.
Tenhamos calma, nao estoiremos os foguetes antes da festa. O partido que hoje nasce e bem vindo mas tera uma dura e dificil tarefa pela frente. A Frelimo ja desdobrou o seu estado maior para a provincia de Sofala. Na verdade quer me parecer que os camaradas nao sao democratas- pretendem matar o jacare a nascenca, nao querem concorrencia, querem ser os unicos governantes deste pais e a colherem os beneficios dai resultantes. Concordo com alguem que diz que o reforco do partido frelimo em sofala nao tem nada a ver como o bulha mas sim com o devis. No fundo me entristece saber que farao todo o tipo de jogo sujo para impedir a progressao do novo partido, isto nao e democracia, fingem ser democratas por causa da dependencia do pais aos doadores. se fossemos ricos como a venezuela de certeza que teriamos o nosso hugo chavez para nos governar ad eternun.
Ao Deviz lhe aconselho para ponderar os passos que ira dar, alem da frelimo tera que se haver com uma renamo moribunda mas que nos seu estertor podera criar muitos dissabores. nao o aconselho a concorrer as presidenciais deste ano. faca o seu trabalho, criem as bases do partido, consolidem se e de certeza que em 2014 havera boas novidades. e preciso estar muito atento as golpadas baixas para arrumar com o deviz e consequentemente o novo futuro grande partido ( espero ! )

Reflectindo disse...

1. Contra as espectativos de certas pessoas, o MDM é uma realidade. Os sinais são muito bons, mas ainda é cedo.

2. Para que o sonho de um partido politico como MDM seja real cabe a todos mocambicanos e amigos de Mocambique estejam eles onde estiverem a darem a sua contribuicão. E isso é importante quando manifestado nas urnas.

3. A farsa democracia interna da Frelimo já está a desmacarar-se. Quando o Prof. Serra escreveu aqui sobre a pretericão de Eneas Comiche comparando-a a de Daviz Simango houve vozes que negaram isso. É pena que essas pessoas não aparecem aqui para justificarem esta atitude de destituir pessoas eleitas localmente substituindo-as por veteranos sem sequer dizer as razões. Aliás apareceu no meu blog o Nuno Amorim com justificacões descabidas.

Até logo ou amanhã

Reflectindo disse...

Concordo em parte consigo caro último anónimos, mas acho que precisa de reflectir se até 2014 não teremos um Hugo Chavez em Mocambique. Quantos generais serão espalhados em todo o país até em 2014?

Na Venezuela há uma oposicão forte, notemos isso.

Para mim, não há tempo a perder porque assim damos tempo aos generais para desestabilizar a democracia multipartidária e pior é usando os fundos públicos.

Anónimo disse...

Caso Davis Simango se candidate as Presidenciais, ele tem o meu voto, alias eu e alguns jovens ja comecamos a unir e de alguma forma fazer campanha para que o MDM ganhe estas eleicoes. Tanto a Frelimo como a Renamo ja deram provas mais do que suficientes que nao estao preocupados com a causa do povo e nos jovens podemos mudar o Pais.
MG

JOSÉ disse...

A Beira será o cemitério político dos camaradas!