09 março 2009

MDM


Segundo o "Notícias" de hoje: "Captar, exprimir, reflectir e veicular o sentimento, vontade e preocupações dos cidadãos e grupos sociais marginalizados, desiludidos, não identificados e nem representados nas actuais formações partidárias constitui um dos grandes objectivos do recém-criado Movimento Democrático de Moçambique". E, a propósito desta nova formação política liderada por Deviz Simango, edil da Beira, acrescenta que ontem cerca de sete mil pessoas estiveram num showmício ocorrido no bairro da Munhava, periferia da cidade da Beira.
Adenda: permitam-me sugerir-vos que leiam o fascinante dossier sobre Deviz Simango, aqui, no "Notícias".

28 comentários:

Voz da Revolucao disse...

Nós os Beirenses temos que começar a ficar mais atentos a aspectos políticos. Porque é que o Sr Daviz Simango concorreu para um mandato de 5 anos no Município e em menos de 6 meses já sonha com a ponta vermelha ?
Então que formasse o dito MDM e deixasse de "distrair" os Beirenses. Eu acho que o MDM É UM FIASCO, ninguem acredita nele, mas ninguem quer aceitar isso.
Alguns "pseudo-seniores" da Renamo foram lá, dá para rir. foram fazer o que ? na qualidade de quém ? Ou foram a busca de BREAD ? É quase certo que pela Renamo esses não voltam ao parlamento.

O que nos preocupa é ver académicos a cairem nessas armadilhas momentâneas.

Joaqum Macanguisse disse...

Aos amantes da MDM deixo o seguinte recado . Não parem com o vosso trabalho ,não sejam desencorajados com os que Hoje dizem que Deviz não vai ter sucesso, pois são os mesmos que disseram de deviz não tinha força suficiente para Ganhar a Beira ,são os mesmos que única coisa que aprenderam na vida é chamar COITADINHO a inocentes ,são os mesmos que ao contrario da Elite de outros países ,esse por cã ensinaram os seus filhos a estacionar mal na Estrada ,a insultar pessoas ,a adquirir bens ilicitamente a por os diplomas nas gavetas e a viver dos Impostos do povo ,são mandatários dos que fizeram falir as empresas privatizadas porque esqueceram-se que gestão politica é diferente de gestão de negócios ,os mesmos que pensavam que O banco Austral era fonte inesgotável de dinheiro ,e que matando o denunciante Carlos Cardoso e O Integro Siba-siba os bancos iriam parir infinitamente dinheiros para seus caprichos .MOÇAMBIQUE PRECISA DE MUDANÇAS

Joaqum Macanguisse disse...

Dr serra Hoje lhe envio um pedido especial de apreciar se calhar buscar para sua pagina a tao valiosa contribuicao a nossa revolucao democratica do "A VOZ DA REVOLUÇÃO " NO SEU Artigo ((Não acreditamos no MDM - É um projecto falhado )).
-http://vozdarevolucao.blogspot.com/2009/03/nao-acreditamos-no-mdm-e-um-projecto.html

Carlos Serra disse...

Acho muito interessantes as reacções que o MDM e Deviz vão gerando, especialmente as negativas. Aguardem a continuidade da minha série com o título "E se Deviz se obama?"

umBhalane disse...

Roma e Pavia não se fizeram num só dia.

O MDM nasceu no momento oportuno:

1 - Desagregação, implosão da Renamo;

2 - Falhanço do "sistema" - deserdados do regime do poder, são a grande, grande maioria da população - a frustação tem ampla cobertura nacional;

3 - Ausência de alternativas credíveis para os cidadãos, no quadro político pré-existente;

4 - Capital de ânsia, expectativa, bastante alto.

Mas não será fácil, nada fácil.

Se não aparecerem resultados, vontades "encorajadoras", a força propulsora inicial, esmorecerá...inevitavelmente.

umBhalane disse...

Esqueci.

Por isso, por tudo isso, é muito importante Daviz Simango marcar pontos, já, nas Presidenciais.

Marcar golos, mesmo que perca.

Se rematar bem à baliza, vai ser "contratado" para ponta-de- lança.

Vai empolgar, e ampliar, a base de apoio.

Anónimo disse...

Eu acredito que a maior cegueira eh daqueles que tem olhos e nao querem ver. Infelizmente muitos de nos nao queremos ver que este MDM eh mesmo a serio. E nao digo a serio pelo Deviz, que mal conheco, mas pelo impacto que o MDM esta tendo em cada esquina, em cada almoco de familia, em cada convivio de copos e copitos, na imprensa, etc...etc... as sondagens da STV (94% contra 6%) dizem tudo da esperanca que o povo deposita na seriedade do MDM. So nao ve quem nao quer. Nao ha na historia de mocambique um registo de um outro partido emergente ter popularizado tanta atencao, aparte da FRELIMO e da RENAMO.

Sras..e srs.. A historia esta a acontecer e sejais parte dela pela positiva. So um miope pode dizer que MDM eh um fiasco. O MDM so vencera as eleicoes se o povo quizer. E podem crer que ao contrario da RENAMO, o MDM utilizara tecnicas sofisticas para vigiar as mesas de voto. Esperem para ver, porque aqui nao vai haver fraude. Tem gente que ja foi treinada para monitorar as eleicoes que se avizinham e tacticas similares foram utilizadas nas ultimas eleicoes. Por isso eki vimos o que vimos, uma FRELIMO sem campo de mananobra para fraudes na Beira.

mais uma vez volto a dizer, nao eh preciso ser cego para ver que isto eh a serio. Se nao o fosse, nao estaria sendo motivo de debate nestes e varios foruns. O Porque de tanta preocupacao? Porque nao debatemos os Yaqub Sybindi e debatemos o Deviz?

A HORA DO GALO CHEGOU!

pp

Joaqum Macanguisse disse...

Coisa boas deste partido ate agora e que nao esta a dar dinheiro ,distyribuir casas ,nem pensao militar a ninguem,é um partido do povo ,de um povo democratico .eu acho que deviz vai ter bons resultados a nivel da cidade e perferia ,pois sao lugares aonde a imformacao renovasse constantemente ,aonde as pessoas pensam sem intimidacao ,aonde facilmente as pessoas ja distinguem a voz da liberdade com a a voz do desespero, aonde as pessoas bem sabem que revolucao implica mudanças e a ultima revolucao em Mocambiquer foi a passagem do sistema Colonial para a independencia ,com ideias bem traçados so que mais tardem foram destruidos co uma tedencia forte de distruicao da intelectualidade. o meu pior medo com a situacao actual e que os filhos que tanto investimos nele para ter uma boa formação amanha continue a serem proibidos de pensar.mas tenho a fe que um dia ser sociologo ,pscologo,antropologo imparcial em mocambique deixara de criar uma conotacao com a oposicao.ÙM VELHO AMIGO DIZIA QUE A CIENCIA, O SABER É O MOTOR DE UMA CRITICA CONSTRUTIVA

Jonathan McCharty disse...

This is history in the making!! Its up to the so called "proudly Mozambican" (which indeed hate this country, democracy and freedom) to stay in the in the "wrong side"!
We, the people, will take our country back, to better ourselves, our future and our children!!

We are gonna celebrate soon, very soon!!
Nobody can defeat HOPE and DETERMINATION!

We, the People, are gonna make CHANGE HAPPEN!!!

Cocoricoooooh!!!!!!!!

MOZAMBIQUE is already woken up!!

Joaqum Macanguisse disse...

MDC
Conselho Nacional

No «showmício» Daviz, como é tratado, apresentou ao público os membros do Conselho Nacional (CN). São 60 elementos na sua totalidade, distribuídos proporcionalmente por cada província do país. Maputo-província, Maputo-Cidade, Niassa, Tete e Cabo Delegado ocupam 4 lugares cada no Conselho Nacional. No mesmo órgão a Zambézia, Nampula e Sofala têm 10 representantes cada; Manica (5), Inhambane (3) e Gaza (2).

Comissão Política

A Comissão Política (CP) é formada por Ivete Fernandes (viúva do ex-Secretário Geral da Renamo, Evo Fernandes), Geraldo Carvalho (porta-voz de Daviz Simango e antigo combatente da Renamo), Alcinda da Conceição, Elias Mpuire, José Domingos, Albano Caridje, José Horácio Lobo, Eduardo Eloy da Silva e Abdul Satar. De acordo com os estatutos, a Comissão Política é formada por 11 membros. Há ainda duas vagas em aberto. É da competência do presidente do MDM indicar quem a deverá preencher.

Comissão Nacional de Jurisdição

A Comissão Nacional de Jurisdição (CNJ) é composta por Eduardo Augusto Elias, Zaida Mussa (advogada e esposa do deputado da Renamo Ismael Mussa), Samuel Simango, Francisco Majoi e Manuel Malando Gulube.

Deputados da Renamo

Daviz Simango apresentou ainda ao público os deputados da Renamo que tomaram parte na Assembleia Constituinte do MDM: Ismael Mussá, Maria Moreno (chefe da Bancada da Renamo na Assembleia da República), Lutero Simango (irmão de Daviz Simango), Luís Inácio, João Colaço, Agostinho Ussore, bem como convidados de outros partidos políticos, sendo de destacar Carlos Reis, Paulino Nicopola (Palmo), Carlos Jeque (analista político), além de João Sarmento, do Partido Social-Democrata (PSD) português.
O Partido Frelimo e o Partido Renamo foram convidados mas se fizeram representar oficialmente.

Anónimo disse...

Obrigado Xana por recomendar a minha entrada para o debate.

Tenho estado a ler os comentários sobre o MDM e acho que tens razão, há uma série de indivíduos que estão a desencaminhar o Daviz Simango.

Também noto que ninguem responde porque é que Daviz Simango, tendo um mandato de 5 anos por cumprir, já está metido em aventuras presidencialistas.

Concordo com tudo em relação aos Renamistas sanguessugas a que te referiste na nossa conversa telefónica.

Algumas questões ficam no Ar: Qual é a diferença político-ideológica entre Renamo, PDD e MDM ? Que visão tem este novo Partido em relação ao futuro do Povo Moçambicano? Não terá os mesmos ideais que o PADEMO ou PCN ? O que é que o MDM traz de novo em termos de orientação política de modo a que os cidadãos adiram a ele ?

Ou será um movimento que pensa que o povo vai aderir a ele assim sem mais nem menos? Nós a FRELIMO temos um compromisso claro com o Povo Moçambicano, procuramos melhorar as condições de vida das populações.

Um Abraço
Jossy - Homoine (onde a internet custa muito)

PS: vou copiar este comentário nos 2 Blogues.

Anónimo disse...

Obrigado Xana por recomendar a minha entrada para o debate.

Tenho estado a ler os comentários sobre o MDM e acho que tens razão, há uma série de indivíduos que estão a desencaminhar o Daviz Simango.

Também noto que ninguem responde porque é que Daviz Simango, tendo um mandato de 5 anos por cumprir, já está metido em aventuras presidencialistas.

Concordo com tudo em relação aos Renamistas sanguessugas a que te referiste na nossa conversa telefónica.

Algumas questões ficam no Ar: Qual é a diferença político-ideológica entre Renamo, PDD e MDM ? Que visão tem este novo Partido em relação ao futuro do Povo Moçambicano? Não terá os mesmos ideais que o PADEMO ou PCN ? O que é que o MDM traz de novo em termos de orientação política de modo a que os cidadãos adiram a ele ?

Ou será um movimento que pensa que o povo vai aderir a ele assim sem mais nem menos? Nós a FRELIMO temos um compromisso claro com o Povo Moçambicano, procuramos melhorar as condições de vida das populações.

Um Abraço
Jossy - Homoine (onde a internet custa muito)

PS: vou copiar este comentário nos 2 Blogues.

Nelson disse...

Se o MDM é sério ou um projecto falhado só o futuro nos dirá com certeza. As eu acredito que esse futuro depende em grande medida daquilo que se fizer hoje. Se quisermos que o MDM se torne numa formação política séria que esse país e sua democracia precisa podemos fazer isso acontecer. O meu querer que O MDM seja um falhanço não é suficientemente forte para fazer com que ele falhe. Parece haver gente rogando praga.

Anónimo disse...

Deviz Simango pode representar o primeiro político nascido da vontade popular genuina...coisa que nunca houve entre nós. Parece-me que aqueles que durante muito tempo olham a Frelimo como um projecto obsoleto e a Renamo como um projecto abortado podem ter esperanças.
Acho bem que se possa ter esta alternativa.
Aguentará Deviz Simango os ataques da máquina estatal e partidária da Frelimo ?
Teremos um povo suficientemente culto e educado para olhar e analisar as suas ideias?
Haverá espaço para isenção nas lêsas de voto - controlo de fraudes?
É sem sombras de dúvidas um grande momento político...e só está a começar!
ESPELHO DA TERRA

Reflectindo disse...

A marrabenta comecou? Parece que sim. Depois de assistirmos toda aquela marrabenta da Frenamo no Chiveve, já estamos a assistir uma marrabenta a nível nacional. Mas este é só o início até se pedem socorro? A coisa não está fácil.

A proposta do Kimmanel é interessante e oportuna. Acho mesmo identificar quem são os da Voz da Revolucão para melhor compreendermos o situacao política mocambicano e nao menos entendermos a Frelimo de que este grupo pertence. São jovens, velhos, de idade média, mulheres, homens, etc? Esta preocupacão descabida para com o MDM e Daviz constitue um ponto de vista de todo e qualquer que se identifica frelimista? Será que o grupo Voz da Revolucão está apenas preocupado pelo MDM? Ou a preocupacão é também interna, isto é, a preocupacão é mais com a própria Frelimo?...

Caro PP, não é que esta gente não veja nem ouça. Esta gente é teimosa apenas, pensando que o seu querer é que guiará o MDM. É isso mesmo que o Nelson disse. Esse que assina por Voz da Revolucão escreveu uma vez no meu blog que Daviz não havia de vencer as eleicões de 19 de Novembro e que eu abalado pela derrota terminaria de escrever. Daviz venceu a Bulha toda e Voz da Revolucão sumiu totalmente. Mas como o diabo lhe perseguem, nada de sossego ele tem. Agora aparece com as suas avaliacões ee a questionar o que não lhe cabe. Afinal era o Voz da Revolucão a decidir sobre quem devia ir a Chiveve para o acto de formacao do MDM? E diz ele que é certo que pela Renamo é certo que eles nao volta ao parlamento. Fala ele de que legislativa, a corrente ou a próxima? teria ele ouvido que esses deputados estavam interessados e voltar ao parlamento pela Renamo?

Será que o Voz da Revolucão não conhece a atitude incoerente dos que querem voltar a Assembleia da República? Se o tal VR não conhece esses, são os com postura como ele. Os BAJULADORES, os ESCAVAS.

Depois o VR quer falar em nome dos beirenses. Afinal, os beirenses não mostraram este fim de semana a sua alegria pela eleicao de Daviz a Presidente do MDM? Será que os beirenses não querem ver o seu edil, um dia Presidente da República?

Jonathan McCharty vaticinou em Setembro passado que a verdadeira revolucao havia comecado, mas aqui ele nao falava da revolucão do Xana.

UmBhlane diz bem e claro que o MDM nasceu no momento oportuno.

Vamos todos acordar!

Anónimo disse...

Se o MDM não vos preocupa porque tanta praga, tanta pompa e tanta tinta, meus caros acordem nasceu em Moçambique o primeiro partido que não passou do mato para se afirmar, o discurso actual já não leva a dimenão (guerra/Paz/violencia) mas sim tem a ver com os problemas actuais que o povo enfrenta e o povo saberá julgar como o fez na Beira e não teve chance de o fazer em Maputo(Comiche).

Como pode o MDM ser um projecto falhado se até gasta mais tinta nos Jornais que o proprio PR.

Anónimo disse...

Antes dar os parabens ao Presidente Deviz simando e a sua equipa, em particular ao Carvalho pelo brinhante trabalho de mobilizacao efectuado pelo país.

Segundo dizer que precisam-se mais intelectuais e visionários neste partido de modo a solidificar e inovar o projecto político ora iniciado. É deste novo sonho que os Mocambicanos precisam de modo a nao se tornarem moribundos (ou acomodados a Frelimo) e com medo de mudanca.

Terceiro, é sempre bom questionar e ter refletir sobre as questoes, mesmo que sejam tao negativas como as lancadas pela/o "Voz da Revolucao", porque indivíduos destes instrumentalizados pela Frelimo sempre irao existir e o MDM tem que fazer a diferenca no modo de persuadi-los para seu lado. Ignorar estes indivíduos pode ser um erro e cair no processo que levou a Renamo ao caminho da falência.

Viva o MDM e que a democracia e a maior participaticipacao na governacao sempre vencam rumo a um Mocambique de todos e para todos.

LM

Anónimo disse...

A quem mete medo o MDM? à Renamo já agonizante? Não me quer parecer. Esta desparecerá por implosão. O grande receio vem da Frelimo. até que ponto o MDM irá conquistar o descontentamento dos "fiéis" frelimistas? esta será a grande questão. Daviz será o ressurgir da figura de Mondlane? Daviz é dos primeiros grandes políticos moçambicanos pós independência, é um político com as mão limpas de sangue aos contrário dos actuais políticos. Daviz é a esperança num futuro de maoir justiça. É isso que assusta os Frelimistas. Por isso, não me admiraria ver uma coligação Renamo/Frelimo para abater D SImango.

Anónimo disse...

Sem querer ser conotado com os que estão contra o surgimento do MDM e no âmbito das varias questões que vão sendo colocadas em torno do seu surgimento, gostaria de acrescentar as seguintes:
1. Qual é a razão para que as Província de Nampula, Zambézia e Sofala tenham a mesma representatividade no conselho nacional, partindo do principio que Nampula e Zambézia elegem mais do dobro dos deputados para AR que a Província de Sofala, com 50 e 47 deputados respectivamente? Será que isto mostra o forte regionalismo que caracteriza essa liderança?
2. Será que quem Preside o Conselho de Jurisdição é o primo do Daviz Simango, o jurista Eduardo Augusto Elias? Será que um primo vai fiscalizar o outro primo no meio de tantos académicos que compõe o MDM? Será que a semelhança do Município da Beira também teremos nepotismo neste emergente Movimento Democrático?
3. Existindo rumores de que o Secretario Geral será escolhido entre Maria Moreno e Ismael Mussá, será que teremos Zaida Mussa a fiscalizar o seu próprio Marido?
4. Será que as mudanças em Moçambique serão operadas por pessoas que não conseguiram mudar PCN, Renamo, Monamo, etc?

Caros Blogusitas,
Espero que não me arremessem pedras por apresentar pequenas questões que poderão contribuir para clarificar a seriedade do emergente MDM.
Espero que os habituais defensores do MDM não me chamem bajulador, lambe botas, etc só por apresentar algumas inquietações.
Espero que não peçam que a Assembleia da Republica aprove um decreto que impeça a critica ao MDM e ao Mbepo.

Nota: Segundo a entrevista do porta voz da Frelimo, afinal o secretariado do partido Frelimo em Sofala não foi suspenso por causa do MDM ou da derrota na Autarquia da Beira como muitos apregoavam; Também foi suspenso o secretariado da cidade de Chimoio, onde o Partido ganhou folgadamente e não houve nenhuma assembleia constituinte de qualquer partido.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Caro Amorim,

Fiz muito esforço para não te chamar de um lambe botas, mas confesso que não consegui, Prof. talvez seria pertinente neste blogue estudar-se o conceito de Lambebotismo. Tivemos durante quase um mandato tivemos um Ministro da defesa cunhado do Presidente da Republica, temos uma primeira ministra que é irmã de uma ministra e temos tantos outros exemplos de redes familiares em bancos comerciais e banco central e em quase todas empresas publicas.

Moral da historia
Ser lambebota é não criticar as coisas quando acontecem com o teu patrão, desculpe-me Amorim diante dos factos não há nada que não leve qualquer ser humano racional a chamar-te de um Lambebota.

Maxango

Nelson disse...

"Segundo a entrevista do porta voz da Frelimo, afinal o secretariado do partido Frelimo em Sofala não foi suspenso por causa do MDM ou da derrota na Autarquia da Beira como muitos apregoavam; Também foi suspenso o secretariado da cidade de Chimoio, onde o Partido ganhou folgadamente e não houve nenhuma assembleia constituinte de qualquer partido"

Por experiencia propria nesse mais de 30 anos, Eu acredito piamente na Frelimo. Na sua coerencia e honestidade. Acredito na sua humildade.
Acredito como a camarada Nuno que "se secretariado do partido Frelimo em Sofala fosse suspenso por causa do MDM ou da derrota na Autarquia da Beira como muitos apregoavam" a Frelimo na sua maturidade e seriedade, no seu compromisso com a verdade, viria ao publico e afirmaria.

Anónimo disse...

Fina ironia a do Nelson!

Joaqum Macanguisse disse...

Ainda bom que A esposa do Mussa ,A Morena , Lutero Simango ( que ate temporariamente residio na Beira )estao dando o seu maximo na criação do partido ,sacrificando um pouco do seu bolso para apanhar o Q400 com destino a conferencia do partido .agora quando a irma da Primeira Ministra gostaria de conhecer um pouco da marca da manteiga que lhe fez escorregar ate obrigar a criacao de um ministerio que nao estava no plano qunquenal apenas para lhe acomodar .
Nuno Amorim ( orgulhosamente Mocambicano ) sabia que este Ministerio veio de paraquedas pois nunca esteve no plano quinquenal ?

Anónimo disse...

Caro Maxango,
Primeiro ajudo-te a definir o conceito lambebota: por lambebotas entende-se todo aquele que critica o MDM, ou ainda, que em algum momento seja conotado com o Partido Frelimo.
Não existe melhor definição.

Maxango,
Vamos comparar Banana com Banana.
Falar de pessoas que se subordinam a um familiar é diferente de falar de pessoas que devem fiscalizar o seu familiar. Correcto?
A questão do Ministro Dai não se coloca porque já foi subsituido e ate onde sei não cabia ao MDN fiscalizar as actividade do PR.
Relativamente as irmãs Diogo, tal como os irmaos Sumbanas, nenhum deles tem o poder de fiscalizar as actividade do PR, pelo contrario, estão lá para cumprir as suas orientações. Se em algum momento os desempenhos não forem favoráveis, eles serão exonerado tal como aconteceu com o ex-MDN

Maxango disse:
“Ser lambebota é não criticar as coisas quando acontecem com o teu patrão, desculpe-me Amorim diante dos factos não há nada que não leve qualquer ser humano racional a chamar-te de um Lambebota.”

Diante desta tua afirmação, posso concluir que tu tas a lamber as botas do Daviz?

Caro Nelson,
Cada um é livre de chegar a conclusão que melhor lhe convier. No entanto, os factos apresentados pelo porta-voz faz com que algumas especulações caiam por terra.
Simples, em Gurue e Chimoio os candidatos da Frelimo ganharam e os secretariados foram suspensos.
Acho que em Sofala a revitalização será em toda Província, sinonimo de que os órgãos do partido ao nível provincial estavam sendo mal dirigidos.

Alias, este facto só tem relevo por se tratar da província de Sofala...quantos governadores foram exonerados neste mandato? Ninguém questionou.
Pelo menos, os primeiros Secretários Provinciais de Manica e Zambezia também cessaram funções e não houve tal alarido.
O que incomoda a muitos é que para o PR Guebuza que não mostra resultados deve ir a rua, ao contrario do que era modus operadis em Moçambique.

Tenho a sensação de que os pro-MDM querem puxar para si o louro da cessação de funções do Secretariado da Frelimo em Sofala.

Já agora, reclamem também pela Cidade de Chimoio e Gure.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Jonathan McCharty disse...

Caro compatriota Nuno Amorim!

Para alem de cabular o teu "distico" e meramente traduzi-lo da campanha sul-africana "Proudly South African", que e' um movimento para a valorizacao dos produtos daquele pais vizinho, que tenham impacto directo para a sua massa laboral, responsabilidade social e proteccao ambiental, o que e' que o teu "orgulhosamente mocambicano" preconiza, na verdade? Vemos-te aqui apenas como um "attack dog", que ve inimigos e adversarios naqueles que pensam de maneira diferente da sua, que ao criticar algo que na sua concepcao esteja mal, estao (na tua percepcao) a atentar contra os "interesses nacionais", querem "destruir o pais"!! Com a tua intolerancia verbal caracteristica, nada mais fazes senao defender o "status-quo" e atirar-nos esse teu distico "vazio e copiado"!! Esta patria rejeita e nao tem orgulho algum de individuos da tua estirpe!! Deixe de ser quadrado e nao vale a pena pensar que tens mais orgulho por esta patria que qualquer outro filho desta terra!! A medida do "orgulho" nao advem do numero de vezes que se repete esse slogan "vazio e copiado"! Esta patria tem orgulho daqueles que discutem com franqueza os seus problemas e, na sua diversidade, a querem ver desenvolver-se!! Sr. Nuno Amorim: crie ideias proprias e deixe de ser "cabula"! Se se fizesse uma votacao para banir alguem da bloguesfera, nao tenho duvidas que sua excia seria o eleito!! Nao e' isso que queremos, mas e' pertinente que o sr cresca!!
Deixe de ser desagradavel!! (We can all disagree, without being disagreeable!)

Anónimo disse...

Jonathan disse:

“Esta patria rejeita e nao tem orgulho algum de individuos da tua estirpe!!”

Caro Jonathan
Quando falas da pátria referes-te aos membros do MDM?

Só falta a aprovação do regulamento que proíba qualquer tipo de critica ao MDM e seu Presidente.

Dizem que Dhlakama nao aceita criticas e opiniões contrarias...estou a ver que os quadros do MDM não são assim tão diferentes.

Já agora, apostavas que o Chipande seria Primeiro Secretario de Sofala ate Dezembro. A aposta ainda esta de pé?

Quanto ao resto do que disseste, escuso-me de fazer qualquer comentário. Nau faço analises a ataques pessoais.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Caro Jonathan
"...Quando falas da pátria referes-te aos membros do MDM?..."

Jonathan não se preocupe com o Amorimzismo deve ser um fenomeno por estudar ainda, já vi um Amorim expulso em programa de televisão por escovar demais, sabes as vezes a escovar parte a escova regularmente e acaba aboreçendo o boss, espero que não aconteça mesmo coisa com o Nuno e espero que não seja o mesmo Amorim que tive o (des)prazer de ve-lo em programa da Stv.

Enfim
Medo da mudança as vezes dá nisso mesmo, ataques desenquadrados, se, querer este tipo de individuos mostram a oposição que esta num bom caminho.

Vava

Jonathan McCharty disse...

Amigo Nuno Amorim (que no fundo julgo ser o outro amigo Amorim Bila)!

1) Enganaste redondamente se pensas que sou membro ou quadro do MDM

2) Exerco apenas o meu direito de cidadania, a minha habilidade de "pensar"! Nao tenho o "cerebro algemado"!

3) Foges das questoes, como um gato foge da agua! Nao vale a pena te refugiares em "vitima de ataques pessoais"! Responda as questoes que te foram levantadas, que todo o mundo aqui, nao esta' interessado em atacar a sua integridade fisica ou intelectual! Mas responda as perguntas....

4) Gostei de ver a "justificacao" do teu responsavel pela propaganda acerca da exoneracao do secretariado de Sofala (hehe). Agora se o novo elenco sera' nomeado hoje, proximo mes, ou proximo ano, isso nao afecta a quantidade de paes e ovos no meu pequeno almoco!! Agora, ainda nao percebi a tua insistencia com esta questao "irrelevante"! Devias ficar preocupado com o tiro que vai sair pela culatra com estas decisoes catastroficas!! Aqueles beirenses sao rebeldes de verdade...

5) Abraco e tenho um bom dia de trabalho!! Tens que te apresentar mais relaxado! Ninguem aqui e' teu inimigo!!