Começa amanhã a Conferência sobre Criminalidade e Sociedade: o respeito pela vida humana, Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, cidade de Maputo, cerca das 9 horas. No local estará exposto e à venda o livro editado em 2008 sob minha direcção com o título Linchamentos em Moçambique I (uma desordem que apela à ordem). Expostos estarão também, mas não para venda, 20 exemplares do livro, também editado sob minha direcção em 2006, com o título Tatá Papá, Tatá Mamã (tráfico de menores em Moçambique). Amanhã, ainda, estarei no "café da manhã" da Rádio Moçambique, 7:30, com o Emílio Manhique, para falar um pouco sobre criminalidade, rumores (chuva presa no céu, cólera introduzida via cloro, etc.) e linchamentos.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
This blog keeps you informed 24/7
Caro Carlos Serra,
Estou muito interessado nas sinteses desta conferencia. Nao poderei participar porque neste momento estou a fazer meu mestrado em Bordeaux-Franca. A minha tese de mestrado sera: " A contribuicao do discurso politico sobre a criminalidade na construcao da politica de Operacao Producao (1983) em Mocambique.
Estou interessado em tuo que concerne crime e violecia no contexto urbano e a forma como o governo constroi o simbolico e o referencial do crime, e como e que esta forma de representacao influencia na construcao de politicas publicas para combate-los (crime e violencia).
Portanto, se poder colocar no seu blog, as principais sinteses desta conferencia, estaria estremamente gratis.
Carlos Quembo
Assistente estagiario
Depatamento de Historia
Universidade Eduardo Mondlane
As intervenções estão a ser gravadas e quero crer que haverá um comunicado final. Belo tema de mestrado! Bonne chance, Quembo.
Cher Professeur,
Merci par votre attention et bon courage.
Quembo
Enviar um comentário