02 março 2009

Angoche: polícia linchado e crença de que a cólera é provocada pela feitiçaria

Segundo o colega bloguista Chagas Levene do Made in Moçambique, citando hoje o jornal Público, um polícia foi linchado e dois outros ficaram gravemente feridos em Angoche, província de Nampula, durante uma sessão de esclarecimento sobre as causas da cólera. Presentes disseram que o problema não era a falta de higiene, mas a feitiçaria. O chefe da polícia foi igualmente espancado, tendo dado entrada em estado de coma no Hospital Central de Nampula. Dois polícias são dados como desaparecidos.
Comentário: uma situação grave que se agrava. Situação em que surgem polícias espancados, um dos quais linchado. Finalmente: sugiro ao Chagas que indique quando isso aconteceu, se o jornal é local, qual a edição e em que página está a notícia.
Adenda a 03/02/09: o "Notícias" de hoje nada diz da notícia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Serra, respondendo às suas questões: o Público é um semanário de Maputo e a notícia vem na pag. 21 da edição de ontem, 2 de Março. Segundo o jornal os acontecimentos ter-se-ão dado no último sábado.
Uma correcção: não sou Chagas Levene, sou somente Chagas.
Cumprimentos

Carlos Serra disse...

Obrigado. E perdoe o lapso no nome.

Nelson disse...

Ups! Mais povos com pensamento arcaico!!!!

Anónimo disse...

Atenção que vem aí merda! o povo começa a perder confiança nas autoridades e a inclinar-se mais para crenças e mitos, isso não é nada bom, daqui a nada temos distritos onde as leis do estado não funcionam tal como acontece na zona Centro Africana
primeiro a chuva, agora a cólera, depois virão contra as campanhas de vacinação, anti- sida e outras
Maior culpado disto tudo é o próprio estado que não aposta como deve ser na educação, escolas há muitas mas lá não há educação
Portanto não se trata de povos com pensamentos arcaicos meu caro Nelson, o povo tem de beber sabedoria e informação de algum local e se quem chega primeiro não é o verdadeiro mensageiro que se dane o resto e fazemos fé no falso profeta, é arcaico para o Sr. que teve a sorte de ter acesso a essa educação que nunca chegou a aqueles pobre coitados e que procuraram dar explicação a um facto que jamais alguem os deu bases ou ciencia para interpretarem.

Um abraço

Zeca M.