05 março 2009

Sofala: epicentro político

Foi afastado o elenco político da Frelimo em Sofala, dirigido pelo empresário Lourenço Bulha. O partido colocou lá, provisoriamente, alguns dos seus nomes público sonantes. Esse um tema abordado por muitos jornais.
Pela primeira na história política do país, candidatos da Frelimo (Bulha) e da Renamo (Manuel Pereira) foram vencidos nas eleições autárquicas por um político jovem e prometedor, Deviz Simango.
Não surpreende, portanto, que ambos os partidos tenham operado alterações nas suas direcções ao nível de Sofala. E, no caso da Frelimo, em força.
Tenho para mim que o teatro político das eleições legislativas e presidenciais deste ano terá Sofala como seu epicentro (bem duro, antevejo), apadrinhado pelas províncias da Zambézia e de Nampula.

4 comentários:

Nelson disse...

Quero e muito saber, as verdadeiramente verdadeiras razoes por detras da suspensao nao so de Bulha mas de todo um elenco e sua substituicao, ainda que interinamente, por uma brigada central.
Nego acreditar que seja apenas para o habitual " imprimir uma nova dinamica"

umBhalane disse...

As verdadeiras razões são o "coitadinho" do Daviz Simango, e tudo o que ele representa.

Quem foi derrotado na Beira, na indomável Beira, foram a Frelimo e a Renamo, os seus estados maiores -Guebuza e Dhlakama, os próprios.

Eles foram directamente derrotados - as escolhas dos candidatos foram deles.

Agora, após a derrota, tem que haver vítimas...

Quem?

Fácil - a 2ª linha.

Causa:

- Daviz Simango, o "coitadinho"!!!

CUIDADINHO, se cuidem.

Reflectindo disse...

Eu também estou me questionando se para a além da derrota não há outra coisa. Porém, o MDM, nada mais tem agora que esfregar as mãos por contente. Tornou-se gigante logo a nascenca que até estremece generais de tantas estrelas.

Agora, acredito o que um amigo aparentemente da simpatizante da Frelimo que em 2005 me disse que o tempo do merito do bang, bang, bang terá fim.

Jonathan McCharty disse...

Esta' a haver muita desinformacao em relacao a esta suposta "chicotada psicologica" da direccao frelimista em Sofala! A questao aqui nao e' a derrota do Bulha! Djalma tambem perdeu e, se estao bem lembrados, foi de seguida nomeado Governador de Gaza! O problema, que ninguem quer mencionar aqui, e' o MDM! O "pessoal" ja' percebeu a grandeza do desafio que os espera! Urge agir em tempo!! Se alguem quiser apostar, podemos faze-lo: "Ate ao fim do ano, essa comissao "interina" que caiu de para-quedas, se vai manter intacta"!!

Better try to do something now, because the process to get our country back is already under way!!
This midnight decision will only bring in more people to the unstoppable train!!