05 março 2009

E se Deviz se obama? (3)


Mais um pouco desta série.
Tenho por hipótese - fruste, é bem de ver - que um partido político é a confluência de três coisas naqueles que para lá vão e nele militam:
Em primeiro lugar, o desejo de fazer mudar algo;
Em segundo lugar, o desejo de uma nova identidade, colectivamente partilhada;
Em terceiro lugar, o desejo de ascensão social.
Então, nesta hipótese, temos o mundo dos ideais, o mundo do social reconfigurado e o mundo premente do dia-a-dia.
Adenda: sobre Deviz, leia aqui na Voz da América.

1 comentário:

Ntsolo disse...

Caro professor concordo plenamente com os 3 criterios que devem duma outra forma estar presentes na receita dum partido politico. Portanto, outros elementos tambem podem ser adicionada tais como:

1. O fim ultimo de tomar o poder para gerir o bem publico, em "representacao" dos interesses do povo. Este criterio permite diferenciar um partido politico dum movimento sindical por exemplo, dum grupo de interesse, uma associacao de mukheristas por exemplo.

2. A sua abrangencia nacional. Um partido politico tem a dimensao nacional em termos de representaticidade (pelo menos nos seus estatutos). Essa dimensao pode ser adquirida por etapas graduais. Mas oque e certo, e que ela deve ser atingida.

3. A ideia de partilha de mesma ideologia politica. As ideologias dos membros dum partido politico tem k ser suficientemente convergentes para permitir a convivencia numa perspectiva de accao colectiva.

Sao meus comentarios. Obrigado e ate breve

Carlos Quembo