08 abril 2007

Paulina Chiziane: e a roda continua por séculos e séculos (1)


"A corda rebenta sempre do lado do mais fraco. O branco diz ao preto: a culpa é tua. O rico diz ao pobre: a culpa é tua. O homem diz à mulher: a culpa é tua. A mulher diz ao filho : a culpa é tua. O filho diz ao cão: a culpa é tua. O cão furioso morde o branco e este furioso, grita de novo para o preto: a culpa é tua. E a roda continua por séculos e séculos."

Paulina Chiziane em Niketche, Uma história de poligamia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mozambique : voyage au cœur de la polygamie
« Le parlement conjugal » de Paulina Chiziane

La Mozambicaine Paulina Chiziane s’attaque dans Le parlement conjugal (éditions Actes Sud) à un sujet peu traité de façon romanesque : la polygamie. Le thème lui permet aussi d’entraîner le lecteur à la découverte d’un pays et de ses mœurs et de réaliser de magnifiques portraits de femmes. A lire !

http://www.afrik.com/article10092.html

Carlos Serra disse...

Tout à fait d´accord, un très grand merci.

3x4 disse...

Mas...porque não gosto dos escritos desta senhora? Ela é por demais preconceituosa, branco e preto, homem e mulher, criança e cão; Deus meu!!!...O mundo está aí, o sol é para todos, se em algum lugar ainda existe preconceitos,(sei que sim),...aquele que se sentir afendido que grite e reclame seus direitos.Acredito na força do trabalho e na força dos estudos...e não me venham dizer que mulher não tem espaço, ou preto também não tem...o que existe é mulher e preto preguiçosos...assim como homem e branco de igual forma.
Será que vivo em Marte ou esta senhora quem vive lá?
"Tenha um ideal de vida - uma meta...segue esta reta sem desviar do caminho...siga..persiga...luta...encontrarás o que almeja"...qq pessoa consegue, de qq credo, raça ou cor.
Difícil,muito difícil...sairmos deste estado preconceituoso, quando uma formadora de opinião insiste em bradar o preconceito.Na minha parva opinião...de nada vale tudo isto.

Fotografia 3x4