02 agosto 2008

Águas turbulentas no sonho de luxo moçambicano do príncipe Willem-Alexander e da princesa Máxima

Há dias reportei aqui, citando o "Notícias", que "o príncipe Willem-Alexander do Reino dos Países Baixos e esposa, princesa Maxima, procuravam um local seguro e à beira do mar para concretizar esse seu sonho, tendo a escolha de Moçambique para o investimento sido aconselhado por amigos da família real." Que investimento? Várias casas de luxo e um hotel de cinco estrelas. E acrescenta o jornal, enternecido, que o investimento inclui "uma vertente social com a construção de cinco escolas, um porto, uma clínica e uma casa para a comunidade", podendo ainda criar "cerca de 4500 postos de trabalho nas regiões circunvizinhas".
Entretanto, o DeutchNews.Nl de hoje, citando a ANP, escreve que o partido socialista da Holanda quer que o governo holandês reaja à informação de que um "project developer" subornou funcionários moçambicanos com promessas de casas em troco de serviços a prestar na construção de uma casa de férias para o príncipe Willem-Alexander e para a princesa Máxima. Confira aqui em inglês. Se quer ler em português, use este tradutor. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

2 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Sonhos reais não deviam ter buracos...

Anónimo disse...

A mesma noticia já estava a ser veiculada em http://www.clubofmozambique.com/solutions1/sectionnews.php?secao=tourism&id=12470&tipo=one