05 agosto 2008

Criminalidade (2) (prossegue)

Achei muito interessante o programa "café da manhã" da Rádio Moçambique de hoje. O Emílio Manhique colocou a criminalidade galopante - especialmente na cidade de Maputo - como tema e deu aos ouvintes a palavra. Foi uma avalanche, o tema mexe com todos nós. Mas interessante por quê? Primeiro, porque o quase geral dos ouvintes não abordou as raízes da criminalidade; segundo, porque esse quase geral atribuiu a uma descoordenação entre a polícia e os tribunais a razão de ser do alastramento da criminalidade (polícia prende, tribunais libertam, de um lado os bons, do outro os maus); terceiro, porque, como alguém defendeu, os irmãos (sic) moçambicanos são por natureza pacíficos e não criminosos, devendo o crime ser colocado na órbitra dos maus costumes.
Qual é o crime que esteve em causa? O grande crime, o crime que vai do assalto à mão armada ao sequestro, aquele que obtém uma grande visibilidade nos mídia.

2 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Aguardo para ver onde vai chegar...

Anónimo disse...

Prof. Serra, a criminalidade não é só um problema africano não. Aqui no Brasil assistimos diariamente crimes brutais, violência policial, tráfico de drogas, corrupções dos políticos, etc... Infelizmente é um problema mundial