05 agosto 2008

Criminalidade (1)

Escutei esta manhã, a partir das 7:30, o "café da manhã" da Rádio Moçambique, coordenado pelo Emílio Manhique. O tema: recrudescimento da criminalidade, especialmente na cidade de Maputo. Vou aproveitar o tema e o tipo de intervenções feitas por inúmeros ouvintes para escrever um pouco aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ja escrevi neste espaco que enquanto o Governo nao investir na PRM o crime vai continuar a aumentar pois os criminosos vao usando metodos mais sofisticados. Os policias nao tem radios de comunicacoes, instrumento elementar para combater o crime, isto para nao falar em outros instrumentos como transporte. Ateh hoje a PIC continua a solicitar que privados financiem a investigacao de crimes. Pedem-te dinheiro para combustivel, taxi, credito para o cel e ateh para refeicoes, etc. Gostaria que convidassem o Ministro do Interior, que estah quase todas as semanas a patentear novos Comandantes, para fazer uma pequena visita anunciada ao edificio onde funciona a PIC na Cidade de Maputo, para ter uma ilustracao do que eh a PRM!

Rafael da Camara disse...

Por sorte também estive a ouvir um pouco o programa. O que na verdade me "impressionou foram as intervencoes que ouvi, surante o programa, alis o proprio o Emílio dizia que temos que o objectivo do programa era dotar a nossa policia de subsidios para poder combater este tipo de crime. Será? Desde quando o cidadao pacato foi capaz de contribuir para o bom funcionamento da "nossa polícia".

E as intervencoes, pareceram-me olhar para o problema, com o olahr estranjeiro; "se um dia iliminarmos os militares de maringue, teremos acabado com a criminalidade". Exemplo de um factor externo ou de uma causa externa. Será?
Obrigado e mais disse, simples inquientacoes, minhas.