12 agosto 2008

Botswana boicota cimeira da SADC e expulsa colunista do "The Herald"

O governo do Botwana não participa na cimeira da SADC ontem iniciada em Pretória, devido à presença de Robert Mugabe, que chefia a delegação do Zimbabwe. O governo tswana não reconhece Mugabe como presidente do Zimbabwe por considerar ilegítima a sua eleição, posição de novo reafirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Phandu Skelemani (na foto). Entretanto, o governo tswana expulsou Caesar Zvayi, que leccionava na Universidade do Botswana e que escreve no jornal governamental zimbabweano, The Herald. Se quer ler em português, use este tradutor.

9 comentários:

Anónimo disse...

Esta e' uma posicao rara no seio dos Africanos com rabos amarados. E isto mostra a fragilidade desta organizacao qdo se trata de assuntos diplomaticos. Como e' que o Mugabe vai representar zimbabwe num periodo em que ha conversacoes para partilha do poder? Quem e' o ministro dos negocios estrangeiros que vai com ele? De que partido e' esse ministro? da ZANU-PF ou MDC? Isto mostra o quao a regiao Austral e' fragil para atender assuntos de interesse publico. Na minha opiniao a regiao devia suspender o Zimbabwe na participacao nessa cimeira ate que o conflito entre o dois maiores partidos se resolva ou seja haja partilha do poder. Que recomendacoes Mugabe trara para Zimbabwe e para quem? Quem vai receber essas recomendacoes? e como quem no governo de Zimbabwe? Ha ja um governo para ja O Mugabe participar na Cimerira? Ele representa a quem? O povo do Zimbabwe ou a ele mesmo? E o futuro primeiro ministro foi convidado? Quem vai emplementar as accoes do governo? Tem alguma importancia estrategica a particapao de Mugabe na Cimemeira da SADC? Porque? Que mudancas isso traz para regiao? Em fim... sao muitas perguntas que me coloco mas nao tenho resposta.... porque penso que Mugabe nao vai ajudar a produzir na cimeira apenas vai atrapalhar... E Morgan vai ficar onde? Ele e' ja um parceiro a considerar nessas cimeiras e nao pode ser deixado de fora... desempenhara papel de relevo no futuro se ele for primeiro ministro de Zimbabwe...

Carlos Serra disse...

Sem dúvida que um problema delicado: no nomento em que se discute a partilha do poder no Zimbabwe, Mugabe representa o seu país em Pretória e é aceite pelos seus pares.

Anónimo disse...

Sempre dissemos que a " constelação dos camaradas" tarde ou cedo vai afundar a região. Hoje, apesar do descalabro do Zimbabwe ainda é o bloco económico mais forte de Africa, mas por este andar, com tanto compadrio, corrupção e incopetencia, a região está com o futuro deveras comprometido.São líderes que nã se preocupam com a sorte das gerações vindouras.Parabens a clarividencia dos lideres Tswanas. São jovens líderes comprometidos com a democracia e o desenvolvimento. Bem hajam.

Sir Baba Sharubu disse...

I read regularly "Diario de um sociologo" to learn more about
the enlightening leadership of Botswana.

Carlos Serra disse...

Creio que presidente e vice-presidente do Botswana são generais...O que torna a postura do Botswana ainda mais interessante.

Reflectindo disse...

Alegro-me em ver quem mostra que nem todos os governantes africanos pactuam com um criminoso que devia ser mandado para Haia.

Xiluva/SARA disse...

Esses têm-nos no sítio, salvo seja.

Anónimo disse...

Assino o primeiro comentario e os demais deste espaço.

Anónimo disse...

"Esses têm-nos no sítio, salvo seja."

.... mais um dado para ajudar a perceber o que lhes tem feito agir com frontalidade!

V.I