07 abril 2008

Zimbábuè: Balikane do Botsuana pede intervenção

O presidente do The Botswana Peoples Party, Bernard Balikani, pediu aos líderes da Southern African Development Community (SADC) e da União Africana para intervirem antes que a situação no Zimbábuè se agrave. Ontem, Balikane disse que a SADC e a UA deviam intervir para que o governo do Zimbábuè divulgue s resultados das eleições presidenciais realizadas a 29 de Março. Criticou ainda os líderes africanos pela sua diplomacia silenciosa. Se quer ler em português, use este tradutor.
Em Moçambique, já tomaram posições públicas através da Rádio Moçambique primeiro ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Balói, e hoje o presidente da República, Armando Guebuza: ambos disseram que devemos aguardar calmamente e o segundo acrescentou que não nos devemos intrometer nos assuntos internos do Zimbábuè. Tanto quanto julgo saber, nenhum dos nossos partidos da oposição se pronunciou ainda publicamente sobre o que se passa no Zimbábuè.
Adenda 8/4/08, 13:59: o Diário do País informou que, através do porta-voz Fernando Mazanga, a Renamo fez saber que saúda a vitória do MDC no Zimbábuè.

4 comentários:

Anónimo disse...

Chegamos ao este extremo " graças" a famosa diplomacia silenciosa dos lideres vizinhos do Mugabe. é inaceitável o que se passa no Zimbabwe perante o olhar cumplice e enternecedor dos lideres da Africa Austral. Pessoas de bom senso não se opõe a reforma agraria, se feita de forma organizada e que os beneficiarios sejam de facto os camponeses zimbaweanos. Opomo-nos com toda a energia a ditadura, a opressão e ao apego ao poder do lider zimbaweano. Com 84 anos o que quer mais este velho? O filme está a correr, a Zanu reclama fraude em 16 circulos, reclamaçao ridicula e que só engana alunos da primaria. Os resultados das presidenciais não saiem... O enredo e desfecho estão claros. A zanu graças a reclamação vai obter a maioria no parlamento, haverá uma segunda volta para as presidenciais e o Mugabe "ganhará" de forma retumbante e inequívoca o seu adversário. Aí o nosso chanceler surgira e dirá que as eleiçoes foram livres e justas tendo ganho quem o povo escolheu... e a região em coro dirá o mesmo.O povo do Zimbabbwe, esse que se lixe, continurá com a maior inflação jamais registada em algum pais e carente do mais básico porque o importante para os nossos líderes é salvarem a pele do Camarada...

Ivone Soares disse...

Ilustre anónimo! Gostei de ler o que cá disse.

umBhalane disse...

Ilustre Ivone Soares

O que dizem a Renamo e o Sr. Afonso Dhalkama, sobre este mesmo assunto?

Anónimo disse...

O assunto de africa é serie, antes lutavamos contra os colonizadores, eles entenderam que estavam errados foram-se embora todos africanos ficaram satifeitos pensando em trabalhar em harmonia entre negros. Mas, hoje em dia o que acontece perante esse povo sofrido é uma tristeza, os chefes de estados africanos olham o problema da eleições do zimbabué como um problema interno com disse Guebuza e outros chefes. Mas, minha gente esse não é problema interno do zimbabué porque os país vizinhos vão ter que aumentar seus orçamentos para acolher os refugiados, essas dispesas não são temporários por que não se sabe quando a crise vai acabar no zimbabué já que a SADC abandonou totalmente esse país.

Senhores governantes, por quê estão a deixar o povo africano iludido? por quê acham que os que estão no poder são os melhores? Dê oportunidade para os outros é dificil ficar na oposição mas, deve se encarrar é uma nova realidade do mundo globalizado cada governo deve fazer o possível de modo a cuidar o seu povo sem prejudicar a opinião popular.

Analista