Escritores criticam dirigentes europeus e africanos por não terem colocado o Zimbábuè e o Darfur na agenda da cimeira que se realiza dentro de dias em Lisboa. Usaram a expressão "cobardia política" (referência encontrada em Bosses).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Zimbabwe e Darfur: porque exactamente esses dois? Porque não RDC, Somália, etc?
Zimbabwe e Darfur porque interessa aos britânicos e americanos? Porque não discutir África como um todo na sua relação com a Europa?
Ao invés de particularizar a cimeira que se quer de dois continentes e não de um continente sobre dois países porque não forçar as lideranças africanas a discutirem uma agenda para além da decisão acertada de recusar a exclusão de outro chefe de Estado.
Os escritores deviam pois forçar o que alguém sugeriu noutro ponto deste blog que os líderes africanos discutissem a sua agenda nos seus países, que nos apresentassem a sua visão sobre a intenção europeia de remocao de barreiras aos seus produtos em Africa etc.
Tem que se discutir o problema do Darfur e do Zimbabwe? Sim. Noutros fóruns Sim. A cimeira África Europa tem outros fins. Leia-se a opinião de Durrão Barroso na página dos leitores do Notícias de Ontem 5 de Dezembro de 2007
Qual mensagem que pretende transmitir Durao Barroso no referido artigo, nao consegui perceber, elucide-me por favor.
Leia
Ambrósio
Enviar um comentário