06 dezembro 2007

Cândido Candiane e as mulheres

O semanário "zambeze" de hoje publica uma carta aberta (não assinada), ocupando toda a página 6 e endereçada à ministra da Mulher e Assuntos Sociais, na qual o vice-ministro do pelouro, Sr. Cândido Candiane, é severamente acusado de, naquilo que escreve no semanário "domingo" aos domingos, fazer da mulher a causa moral dos males do mundo. Mas não só: outros temas do autor são criticados, para além da linguagem que usa. A carta, que reproduz passagens de textos do vice, termina assim: "Quem diz isto somos nós, um grupo de moçambicanas genuinamente mulheres".

11 comentários:

Anónimo disse...

Acabo de ler a referida carta no Zambeze...tenho estado a debater o assunto mulher no fórum do www.mozamigos.co.mz(vale a pena conferir) e tenho que confessar que me associo às mulheres...
Haverem homens que olham para as mulheres como o sr. Cândido faz já é difícil de engolir, agora ter esses homens a frente de instituições responsáveis pelos destino das mulheres é coisa dolorosa demais. Eu só espero que não tenha sido essa sua visão áspera em relação ao género que lhe conferiu a qualidade para a nomeação pois se assim for os que o nomearam são apoiantes incondicionais da sua filosofia...

nelsonleve

Carlos Serra disse...

Obrigado pela referência que enviou, irei já consultar.

Anónimo disse...

...é preciso comprender a experiência que o senhor Cândido Candiane teve com as mulher para percebermos a sua filosofia em relação as mesmas...

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar a sua reacção.

Anónimo disse...

A nomeacão de Candiane para vice-ministro é escândalo no país que se pretende democrático. Ele é tudo o que é nocivo, um indivíduo que falta respeito a muita gente. procurem mais na internet para saberem dele. Mas é gente de Guebuza e Marcelino dos Santos, prontos.

Nelson disse...

"...é preciso comprender a experiência que o senhor Cândido Candiane teve com as mulher para percebermos a sua filosofia em relação as mesmas..."
Seja lá quais tenham sido minhas exeriências com seja qual for o grupo social...nada justifica seja lá qual for a brutalidade com que abordo tal grupo...
NO GENERALIZATION...

Bayano Valy disse...

Para mim a carta de repúdio à nomeação de Cândido Candiane para vice-ministro da Mulher e Acção Social é interessante. Primeiro, porque me parece sui generis em Moçambique - não me recordo de alguma vez parte da sociedade civil se tenha manifestado contra as nomeações do PR. Segundo, será o repúdio uma mostragem de uma nova consciência de cidadania? A ver vamos, todavia eu penso que é bom que ele tenha sido nomeado vice para poder perceber melhor as relações de género e quiçá mudar o seu comportamento. Penso que dentro de uma instituição como a que é vice, ele não terá outra alternativa senão tornar-se num convertido (este deve ser o seu caminho para Damasco).

Nelson disse...

"eu penso que é bom que ele tenha sido nomeado vice para poder perceber melhor as relações de género e quiçá mudar o seu comportamento"

Tomara caro bayano, tomara...
Pena com certeza, não ter sido por essa razão que lhe nomearam ao cargo...

Bayano Valy disse...

Caro Nelson,
Concentre-se na segunda parte do período. Aí eu digo claramente porquê é bom que foi nomeado vice. Para mim isso é bom para o permitir perceber "... melhor as relações de género e quiçá mudar o seu comportamento".
Não digo que foi por essa razão que foi nomeado. Não tenho certeza da razão. embora possa avançar que seja por confiança política.
Um abração

Nelson disse...

Grato caro bayano. Realmente peguei teu "thinking" pela metade e lhe dei as asas...
Confiança política...
É pode ser isso! Pelo menos tem sido o item mais importante nas outras nomeações que assistimos...
Penso que foi oque mais pesou na mais recente nomeação... PCA da "nossa" Cahora Bassa.

Anónimo disse...

A nossa expectativa está na sua(sr. Cândido) reacção se continuara a maldizer as mulheres ou mudará a sua forma de ver as coisas.
Ele tem esposa? E essa não lhe deu filha? Então de que mulher ele fala?
Tenho estado a admirar o poder que essa tecnologia tem de nos permitir trocar impressões.
Avante a sociedade civil sem discriminação. Nunhum humano é superior a outro, nem é superior a qualquer outro animal.

Acho que a confiança política não devia seperar a confiança social ou melhor da sociedade... do povo

Therere