Conto poder divulgar brevemente resultados de um estudo sobre a blogosfera em Moçambique, executado por nove estudantes universitários de História sob condução do meu assistente, Teles Huo (recordo que há diversas entradas a propósito neste diário).
A equipa está ainda a processar a informação obtida e a reconferir certos dados.
Por enquanto posso adiantar que foram até agora identificados 164 blogues num movimento que parece ter o seu início em 2003. Estes números podem, porém, sofrer alteração.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Serra,
Acho interessantissimo esse estudo. Na guerra que houve a pouco tempo entre os Estados Unidos da America contra o Iraque surgiu um grande debate a nivel Internacional sobre a importancia dos blogs para transmissao de informacao. Sera que a informacao dos blogs pode ser credivel? O que acontecia e que atraves dos blogs sabia-se mais rapido do que a CNN o que estava a acontecer no Iraque....... Eu acho que os blogs tornaram-se uma especie de Codigo Morse dos tempos modernos. Tens mais uma estudante universitaria para ajudar no estudo dos blogs mocambicanos
Soraya Abdulrazak
Estudante de Psicologia
Bibliotecaria
848142905
Forca Movimento blog Mocambicano
Obrigado. Fico muito satisfeito por saber que o meu assistente ja a contactou.
Enviar um comentário