05 agosto 2006

A cultura dos blogs

Dado o seu interesse, permito-me reproduzir logo a seguir um interessante trabalho sobre o bloguismo.
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Blogs - Os novos campeões de audiência
Como os diários da inter net estão revolucionando a política, os negócios, a carreira, a cultura e as relações pessoais
Com Ricardo Amorim e Eduardo Vieira

O rádio e a televisão definiram a cara do século XX. Primeiro no rádio, depois na TV, surgiram os campeões de audiência que marcaram a cultura de massa no século passado. Foram o rádio e a TV que projetaram as celebridades e revolucionaram nossos costumes, ao apresentar temas sensíveis como divórcio, aborto, sexualidade ou racismo. Rádio e TV também serviram de meio para que políticos de todos os matizes se tornassem conhecidos, transmitissem suas mensagens e exercessem o poder de modo eficaz sobre bilhões de seres humanos. Rádio e TV deram origem a uma indústria pujante, geraram fortunas e transformaram a economia por meio da publicidade e do marketing. O século passado pode ser, sem exagero, chamado de Era do Rádio e da TV. E o século XXI?
Muitos dizem que será a Era da Internet. Em vez de um meio de comunicação de massa, com um transmissor central para milhões de ouvintes ou telespectadores, a rede mundial promete ser um meio de que todos possam participar, onde todos possam publicar e gerar conteúdo. Promete ser um meio de comunicação não apenas de massa, mas construído pela massa - os internautas. O que começa a tornar essa promessa realidade são os diários virtuais conhecidos como blogs. Se o século passado foi a Era do Rádio e da Televisão, o século XXI é, portanto, a Era da Internet e - também - dos Blogs. "Os blogs são o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo", disse a ÉPOCA o jornalista e blogueiro americano John Batelle, um dos colaboradores do Boing Boing, o blog mais popular do mundo. "Um espaço onde elas podem declarar quem são, o que querem e o que pensam."
Mas, afinal, o que é um blog? A definição clássica afirma que é um diário mantido por qualquer um na internet. A palavra parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando o internauta John Barger chamou seu diário pessoal na rede de "weblog", algo como "registro na web". Em 1999, outro navegante resolveu fazer uma brincadeira. Quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho "we blog", ou "nós 'blogamos'". Aí a palavra "blog" pegou. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na internet. Você vai lá, escreve um texto, publica uma foto, um filme, põe links para o que mais julgar interessante na rede e pronto. Está feito seu blog (veja como fazer isso à pág. 104). Tradicionalmente, os diários eram escritos em pequenos cadernos por quem queria manter as coisas em segredo. Pois na internet eles se transformaram em manifestações públicas e coletivas. Um faz referência ao outro. Um comenta o outro. Um se inspira no outro. E essa multidão de blogs que se entrecruzam e se relacionam ficou conhecida como blogosfera.
O tamanho da blogosfera é impressionante. O número de blogs em todos os idiomas é hoje 60 vezes maior do que era há três anos e já ultrapassou a marca de 40 milhões de páginas. De acordo com o site Technorati, que cataloga e faz buscas em blogs no mundo inteiro, são criados 75 mil blogs por dia. Isso dá uma média de um novo blog por segundo. Há um blog para cada 25 pessoas on-line. Segundo o Pew Internet & American Life Project, instituição americana que estuda o impacto da internet, 57 milhões de internautas dos Estados Unidos lêem blogs diariamente. Eles são abastecidos por cerca de 1,2 milhão de novos conteúdos por dia, ou uma média de 50 mil por hora. No Brasil, dos quase 20 milhões de internautas, estima-se que algo como 25% vasculhem blogs todo dia em busca de informação ou entretenimento. Um recém-lançado serviço de catalogação de blogs brasileiros, o BlogBlogs (http://www.blogblogs.com.br/), ultrapassou o número de 85 mil blogs voluntariamente cadastrados em três meses. Todos eles disputam a atenção do internauta com sites convencionais e grandes portais. Quem são os vitoriosos? Quais são os novos campeões de audiência na blogosfera brasileira? O Technorati, autoproclamado a "autoridade no que diz respeito ao mundo dos blogs", afere a relevância deles usando um conceito simples: quanto mais links apontam para um blog, mais importante ele é. Na semana passada, o Technorati monitorava 2,6 bilhões de links em tempo real. Como é notificado a cada modificação em cada um dos milhões de blogs que cataloga, ele é a fonte mais confiável e atualizada de informações sobre o que se faz na blogosfera. Para escolher os blogs mais relevantes do Brasil, ÉPOCA consultou os registros do Technorati, navegou exaustivamente pelos blogs em português, explorou links e conversou com dezenas de especialistas e blogueiros. Os blogs não foram escolhidos apenas com base na audiência, mas também no impacto e na relevância do conteúdo gerado (veja os oito principais blogueiros escolhidos na sequência da matéria).
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In http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=26386084
O meu obrigado à Cláudia Dias por me ter chamado a atenção para esse texto.

6 comentários:

jpt disse...

obrigado pela re-ligação

Su. disse...

Interessante este texto.
O poder da blogoesfera cresce sem fronteiras, o que o torna maior ainda…
Na realidade também já li algo sobre o assunto numa revista de Marketing, falta-me ler ainda um artigo sobre o mesmo tema escrito por um sociólogo, acho que temos aqui pano pra mangas!

Escuto!

Carlos Serra disse...

Espero pode escrever alguma coisa sobre o bloguismo nos proximos dias. Mas ja ha uma pequena referencia a isso neste diario. Ah..escrevo o sem acentos...

Anónimo disse...

Muito interessante este artigo.
Jonas

Su. disse...

ups!
Tenho q admitir q ainda n li tudo por aqui...
Isso é mais uma razão para ir cuscar tudo o q praqui vai!
:)

Bom dia!

Iolanda Aguiar disse...

Apareceu um artigo no «le monde diplomatique do mês de agosto de 2006, relacionado tbem com os blogs que julgo interessante, por isto permiti-me traduzir alguns excertos. O artigo intitula-se
« Emergence des « médias de masse individuels» » é da autoria de Manuel Castelles, professor de comunicaçao em Los Angels – EUA e director do projeto Internete Catalunha em Espanha, autor entre outos da “Era da Informaçao”. Castells diz o seguinte:

“Existem mais de um milhar de utilizadores de internet e cerca de dois milhares de pessoas abonadas ao telemovel. Dois terços dos habitantes do planeta podem-se comunicar graças aos potateis, inclusive onde nao existe electricidade. Constitui-se assim uma nova forma sociale de comunicaçao, certo massiva, mas produzida, recebida e exprimida individualmente.

A informaçao e a comunicaçao foram sempre vectores de poderes dominantes, de poderes alternativos, de resistencias, de transformaçoes sociais. A influencia sobre as pessoas – est un enjeu fundamental. E simplesmente moldando o pensamento do povo que os poderes se constituem em sociedades e as sociedades evoluem e se trasnformam.

A repressao fisica ou mental é sem duvida uma faceta importante do poder dominante, mas se o povo modifica radicalmente a sua visao das coisas, se ele pensa de forma diferente, se o povo chegar a pensar por ele mesmo entao, nao existe poder que consiga opor-se.

Torturar um corpo é bem menos eficaz que moldar um esprito. Eis a razao pela qual a comunicaçao é a pierre de touche de la pouissance.
(...)
Tecnicamente esta comunicaçao de massa individual participa da internet, mas tbem participa do desenvolvimento dos telemoves (...) em pouco tempo as novas formas de comunicaçao expandiram-se de maneira fulminate: SMS, blogs, skype...Le peer-to-peer (P2P) tornam possiveis a transferencia de qualquer numerico. Em maio de 2006 existiam 37 milhoes de blogs contra 26 milhoes em janeiro. Em media um blog é criado a cada segundo no mundo, seja , mais de 30 milhoes por ano.”

Saudaçoes cordiais

Iolanda Aguiar