05 dezembro 2009

Resolver problemas (4)

Vamos lá a mais um pouco desta série, sempre conta-gotada como todas as que produzo.
Tenho por hipótese (certamente redundante) que uma parte significativa do nosso ensino é baseada na mnemónica, que uma parte significativa do nosso ensino - especialmente nos níveis primário e secundário - é, por um lado, orientada para a decoração e, por outro, para fenómenos neutros, despidos de problemas.
A ideia que tenho é a de sopas de pacote: comem-se, não temos que as fazer nem saber como e por que são feitas.
Mas mais: quando mais anestesia política desejamos, mais neutros e técnicos se tornam os conteúdos de ensino, mais naturais, mais botânicos, mais possuídos pela história primordial, menos contestáveis.
(continua)

2 comentários:

Elisio Leonardo disse...

Prof, permita-me ampliar a sua hipótese: Não é apenas no ensino primário ou secundário... Essa "coisa" de decoração de matéria é algumas vezes incentivada até no ensino superior...

Numa das cadeiras que tive no primeiro ano do meu curso... até docentes diziam: "Vocês nao precisam entender de onde vieram estas formulas... apenas decorem!".

Já na parte de informática, muitas vezes tem sido os próprios estudantes a ter a iniciativa de decoração, talvez porque já estão habituados com a linearidade do ensino secundário...

Bastava apenas mudar o link "Enviar comentário" para "Deixar comentário" aqui no blog, para nenhum estudante conseguir comentar no blog, pois decoraram a frase "enviar comentário"!!!!

ricardo disse...

Mais domesticáveis, mais manipuláveis, menos problemáticos...

Enquanto uns se moldam na exigência e no mérito.

Nós o faremos, na pasmaceira e na inutilidade.