02 dezembro 2008

Quem não é mulato? (9) (a propósito de Barack Obama)

Prossigamos um pouco mais esta série.
Escrevi no número anterior que, com muita frequência, falamos em racismo quando pensamos nos estrangeiros ou quando nas repartições ou nas empresas a selecção dos cargos parece ser comandada pelas epidermes. Pensamos que o racismo é unicamente isso, um exercício comandado pela raça, pela cor da pele.
Mas o racismo, em seu sentido mais geral, mais real, mais banal, mais quotidiano, está em todo o lado, em cada poro do nosso social. Ele não precisa de uma raça específica porque ele é toda a raça social em sua inegostável conflitualidade. Nesta série apresentei alguns exemplos nesse sentido.
Então, quando vários trabalhos têem surgido tentando sistematicamente ler Obama pelo lado racial (para uns é negro, para outros é mulato, a discussão não tem fim), teremos de nos interrogar sobre uma questão banal: por que razão milhões de pessoas desracializadas votaram num Obama desracializado?
O problema é que a nossa vida é doce e perversamente mulata. Essa vida tem disto: quando as perguntas têm uma raça, as respostas são mulatas. Mulatar as questões é, regra geral, a melhor maneira de compreender fenómenos que a rude visão daltónica impede.
Aguardem a continuidade.
(continua)

7 comentários:

lmdoliveira disse...

amigo serra , será porventura a pessoa indicada para me responder seguinte questão: e se fosse um branco a ganhar as eleições na africa negra, e qual seria o país onde esta lança branca espetaria mais facilmente, se é que conseguia espetar.

Carlos Serra disse...

Desculpe: o que entende por lança?

umBhalane disse...

Desculpe: o que entende po país?

E por espetar,

e por branco?

Obrigado.

Anónimo disse...

Fradique de Menezes não é "branco"? São Tomé e Príncipe não é um país da chamada "África Negra"?
Botswana não é "África Negra"? O seu actual presidente não é "mestiço" como Obama?
Marcelino dos Santos não é "mestiço"? Não foi vice-presidente dum movimento de libertação nacional e, virtualmente, o homem mais poderoso de Moçambique por várias décadas?
Moçambique não teve, em tempos, um governo formado maioritariamente por "não negros puros"?
Porque é que esses factos são ignorados quando se analisa o fenómeno Obama?
Alguém em África já lançou foguetes sobre isso? Ou África está muito mais avançada que outros continentes?

umBhalane disse...

Definitivamente África está(va) muito mais avançada que os outros continentes.

Entretanto, o que se terá passado?

Anónimo disse...

Ha uma questão muito importante que devemos analisar em relação aos defensores de que o Obama e mulato ou Obama e negro. Os primeiros, estou, a falar de moçambicanos, são racistas mulatos que querem-se orgulhar de finalmente ter alguém da sua cor no top do mundo, como se Obama algum dia tivesse dito que "sou mulato". Os segundos, também racistas, mas, negros cujas vitimas principais são os mulatos, querem anular as diferenças que existem entre aquilo que e designado negro nos EUA e negro em Moçambique, pensando que e a mesma coisa. Nao e. Ser negro nos EUA não implica ter cor escura, pode-se ter pele clara cabelo liso e ser-se negro. (exemplo, Mariah Carey, Alicia Keys, Jordy Sparks, Chris Brown,Beyonce, Colin Powell, etc...) Mas a mesma pessoa entrando no nosso contexto (em Moçambique) já não e visto como negro, e visto como mulato ou branco. Os racistas negros, gostaria de perguntar: assim que dizem que Obama e negro, porque não chamam todos o mulatos de moçambique de negros e acabamos com este ódio entre irmãos, da mesma mãe (negra) ou do mesmo pai (negro)?????. Pessoalmente sou visto como mulato, gostaria muito que, "americanamente" me vissem como negro, em Moçambique, porque nos "states" já sou como lil wayne, 2 Pac, 50 Cent, Will Smith, Opra Winfrey, Rice, etc....

umBhalane disse...

Obama é USA, Americano, first...

E vai prová-lo!

É só esperar...um pouco.

Tenham paciência.

Mas não esqueçam - ele é americano,

com TUDO o que isso implica nos USA,

mesmo, e sobretudo, num presidente.

É bom não esquecer.