11 agosto 2008

Hoje: sétimo aniversário do assassinato de António Siba-Siba Macuácua


1. A 11 de Agosto de 2001, António Siba-Siba Macuácua, economista do Banco de Moçambique, foi "atirado pelo vão das escadas do 10º andar do seu gabinete no Banco Austral, onde estava ao serviço do Estado numa missão espinhosa: sanear as contas de um dos maiores bancos estatais moçambicanos que havia sido privatizado em 1997 para interesses malaios e locais. Foi assassinado a sangue frio. Deixou mulher e dois filhos menores."
2. No mesmo ano, o jornalista e professor universitário Joseph Hanlon publicou no metical de Carlos Cardoso uma série de trabalhos cujo parágrafo de lançamento foi o seguinte: "Mais de 400 milhões de dólares desapareceram do sistema bancário na década de 90 em Moçambique. Carlos Cardoso (nota minha: assassinado a 22 de Novembro de 2000) e António Siba-Siba Macuácua foram provavelmente assassinados para impedir a verdade sobre isto e sobre a maneira como os roubos foram efectuados."
3. No mesmo ano, ainda, Graça Machel, fez uma intervenção a propósito das mortes de Samora Machel, Carlos Cardoso e Siba-Siba Macuácua, terminando da seguinte maneira: "Quão "gatos escondidos com o rabo de fora". É ou não é, Samora? Já estão encurralados. Por isso não hesitam em abater quem de forma tão vertical lhes recorda quão contados são os seus dias. Por isso tanta sanha na forma como alvejam aqueles que expõem o quanto traíram o Povo que haviam jurado servir. Não vai tardar que eles se afoguem nas ondas da ira popular. Bayete, comandantes da verdade e da justiça! O sacrifício das vossas vidas não é, de modo algum, em vão! O exército do Povo está a reeguer-se. Eu vos saúdo, com admiração!"
4. Finalmente: o Centro de Integridade Pública abriu um Fórum Siba Siba aqui.
Adenda: nem o semanário "Domingo" de ontem nem o diário "Notícias" de hoje fizeram qualquer referência à efeméride. A esse propósito, recorde aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto-me,

Quando será o dia em que poderemos dizer, não apenas em jeito de esperança, que o sacrifício das vidas destes (e de outros) compatriotas não foi em vão?!

Que a justiça não tarde ... por muito mais tempo ainda!

V.I

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar.

Reflectindo disse...

Porquê o Domingo e Notícias havia de escrever sobre assassinato de Siba Siba? Isso não é a falta de auto-estima?

Jonathan McCharty disse...

Para quem ler os textos do Prof. Joseph Hanlon, fica com a ideia clara que a nossa elite governativa esta' profundamente "envolvida" nesses assassinatos que ocorreram.
Mas nem precisa especular muito: basta olhar para a maneira com o processo do malogrado e corajoso economista tem sido tratado desde o inicio!
"Justica pode tardar, mas isso e' infalivel, ela sempre chega"!!

Vai aqui o meu pesar e solidariedade a familia desse verdadeiro heroi e martir desta nacao!