14 julho 2008

Sibindy descobriu a pólvora da democracia africana

O bem-amado Yá-Qub Sibindy, dos turbantes vistosos, reapareceu em grande com as suas teorias velozes. Chegou à conclusão cristalina de que a democracia ocidental não funciona em África. E qual, então, a alternativa? Resposta admirável do presidente do partido PIMO (afirmado como sendo da oposição): "deve assentar num triângulo, com o vértice formado pelos doadores e os restantes dois ângulos pelos partidos ganhadores das eleições (no poder) e na oposição."

5 comentários:

Sensualidades disse...

sera que na realidade nao e ja assim??


Jokas

pauka

Anónimo disse...

Here yu can find some information:
http://www.idea.int/parties/finance/index.cfm

Anónimo disse...

Infeliz nao consegui perceber essa fórmula simbyiana

Carlos Serra disse...

Fazem-se eleições com o dinheiro dos doadores e forma-se um governo GUN com os vencedores de eleições partidárias (moda americana tipo Obama/Hilary). Variante: o GUN é formado com o primeiro e segundo classificados. O que acham?

Anónimo disse...

Primeiro agradeceu ao professor Serra pelo espaço disponível para todos.

Meus senhores eu sou moçambicano na diáspora, confesso com muita frenqueza que os ditos chefes e lideres africanos ainda não assumiram as suas responsabilidades e compromisso de dirigir o continente todos dependem do homem branco, vejam só a disputa entre os EUA , China, Inglaterra e Russia sobre as sanções no Zimbabwé, isto mostra claramente que o tipo de chefias que temos actualmente no continente não têm nenhum papel garantir os nossos interesses.
Lembro-me um artigo de um dos homens que eu considero mais inteligente e sério entre os africanos, o nosso jurísta Custodio Duma da LDH de moçambique quando ele escreveu no seu artigo a seguinte frase:[ Os partidos ditos libertadores nãos estão preparados para ficar na oposiçãos]. Analisando esta frase se chega a conclusão que na africa a democracia é um odjectivo porque nem esses que dizem que estão no poder eles só estão representando os interesses dos seus aliados não dos povos africanos. A União mAfricana e a SADC não consegue resolver problema de um país como o zimbabwé como vão resolver os problemas de continente? Sem a democracia plena a africa está vendida, se essas duas organizações não têm capacidade de decidir é claro que o homem branco aquele que expulsamos vai dicidir por nós. A unica maneira para que o homem branco respeite as lideranças africanas é a plenitude da democracia porque a governação alternada vai harmonizar os interesses de todos.
Para mim a proposta de Sybind de modelo de democracia africana não tem nenhum sentido, se a UA e SADC não funciona pior esse novo modelo de democracia africana será o fim de eleições e o retorno do homem branco em áfrica.

Nós africanos somos muito poucos, estima-se em 8 bilhões de habitantes no planeta mas, só 800 milhões vivem na áfrica, então com esse tipo de lideranças que actualmente temos será dificil afirmar-se e jogar em pé de igualidade com a maioria, isto prque os chefes africanos não têm estratégias claras que possam impedir a dominação, a corrupção é a primeira causa, falta de transparencia na administração pública, dependência ideológico dos estrangeiros, inseguranças nas grandes decisões entre outros.

ANALISTA