O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

21 abril 2008

Tráfico de menores

Esta noite, às 20 horas, com repetição às 13 amanhã, a Rádio Moçambique transmite em Questão de fundo um programa sobre tráfico de crianças. Julgo saber que uma traficante confessa estará presente. Estarei atento e aqui postarei a propósito. Obrigado a quem me chamou a atenção.
Em pesquisa e livro editado em 2006 sob minha direcção, produto de uma pesquisa efectuada em 2005 (com o título Tatá Papá, Tatá Mamã/Tráfico de menores em Moçambique. Maputo: Centro de Estudos Africanos/Imprensa Universitária), escrevi o seguinte: "O tráfico de menores é uma realidade em Moçambique, confirmado pela imprensa, por estudos de casos e por percepções populares, dando origem a uma grande preocupação social. Tatá papá, tatá mamã é como ele é, regra geral, identificado nos bairros periféricos de Maputo. O tráfico laboral e sexual para a África do Sul e o tráfico para extracção de órgãos são as duas modalidades mais visíveis. Bem menos visível é o tráfico laboral infantil, num país onde existem quatro milhões de crianças e de adolescentes em situação de fragilidade social. O exemplo de 35 crianças traficadas em 2005 na província de Manica para serem vendidas em farmas locais a 100 mil meticais cada uma é profundamente trágico. Vulnerabilidades sociais e institucionais facilitam e ampliam o tráfico. Várias medidas são necessárias, entre as quais a actualização do Código Penal (datado de 1876) e o imperativo de prever expressa e directamente o crime de tráfico."

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home