08 outubro 2007

Humanos atacam animais: recolhidos 13 mil ovos de crocodilo

"As autoridades do distrito de Chemba, em Sofala, recolheram mais de 13 mil ovos de crocodilos, de Janeiro a esta parte, no âmbito do combate ao conflito homem/animal, que assola aquele ponto do país."
Pois é, nesta luta épica contra os animais conduzida pelos humanos, é sempe necessário caçar o inimigo quando ainda está no ovo. Foi um slogan político do tempo da revolução, como vos recordais. Mas agora ainda útil, no "conflito homem/animal". Desapareceram as lutas inter-humanas: o inimigo agora é animal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desde a época da Revolução Industrial do século XVIII que predomina no ocidente um modelo de civilização que pode ser compendiado no slogan "tirar proveito de tudo". O homem começou a considerar a si mesmo como dono absoluto das riquezas naturais, podendo explorá-las sem limites e em proveito próprio. è nesta altura que nasce um conceito de desenvolvimento entendido como "lucro a qualquer preço", mentalidade que é psicologicamente movida por avidez e ambição. O ser humano torna-se, assim, um rapinador selvagem da natureza, assaltando-a numa agressão e pilhagem nunca dantes conhecidas. No entanto, o Homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los, violando os direitos preconizados na carta da terra.Mas sim tem o dever de colocar a sua consciência e inteligência a serviço da protecção dos animais e da sua própria sobrevivência como seres habitantes do mesmo planeta.

Carlos Serra disse...

Devo ser franco: gostei do que escreveu. Entretanto, continua a ser necessário não apenas investigar as causas da "desmasia" dos animais como,tb,da insistência neste tipo de discurso. Abraço.