23 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (13)

Décimo terceiro número da série. Recordando as eleições gerais de 2004: "Severas críticas provocam debate sobre reforma eleitoral/As falhas de uma pesada máquina eleitoral em Dezembro último e duras críticas dos observadores nacionais e internacionais, tornaram mais urgente a revisão da lei eleitoral e fizeram surgir um debate mais aberto do que no passado." Aqui.
Adenda: sobre o sistema eleitoral moçambique, um texto de 2010, aqui.
Adenda 2: eleições de 1999, aqui.
Adenda 3: é notável o esforço sistemático que certos órgãos de informação fazem para mostrar que as eleições foram ordeiras, deixando na penumbra problemas complexos e delicados.
Adenda 4 às 05:05: no Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (70), às 22 horas de ontem (amplie as imagens clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato):
Adenda 5 às 08:48: "O elevado número de abstenções no escrutínio do passado 15 de Outubro é preocupante, na cidade nortenha de Nampula. Mais de sessenta por cento de eleitores inscritos não foram votar e dos que se dirigiram às urnas, cerca de sessenta mil depositaram votos em branco." Aqui

Sem comentários: