
Adenda: jornais digitais e algumas páginas da redes sociais digitais têm mostrado que as coisas e as regras formais são frequentemente habitadas e comandadas por fenómenos embaixo, merecedores de estudo aprofundado. Por exemplo este: "Na EPC de Coloane nove das 10 mesas de voto já encerraram, mas a contagem ainda não começou porque não há giz nem marcador para escrever o número de votos no quadro". Aqui. E este: "Em Dondo há reporte de que alguns membros das mesas de votação (MMVs) que carregaram suas pastas para a assembleia, numa clara violação ao código de conduta interno da STAE/CNE." Aqui. E ainda este: "Verificam-se cortes constantes de energia em todo o país. Mais precisamente em Tete vários eleitores confirmam cortes em diferentes zonas da província. Já que o apuramento dos votos não pode parar está-se a apurar fotos com a luz de vela, comprometendo a visão e a credibilidade da informação que será oficializada nos editais." Aqui.
Adenda 2 às 05:06: No Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (59), com data de ontem, 22 horas, editado por Joseph Hanlon: "O Observatório Eleitoral informa que seus observadores, num total de 778 assembleias de voto, relatou que 34% dos eleitores tinham votado até às 14h30. A maior parte das pessoas votou por volta das 14.30, o que sugere uma participação igual ou inferior aos 45% registados em 2009 e 43%, em 2004." Aqui.
Adenda 3 às 05:13: resultados em algumas mesas de voto divulgados aqui.
Adenda 4 às 05:21: no "Wamphula Fax" digital, editado em Nampula, de hoje:
Adenda 5 às 05:48: na óptica do "Notícias" digital de hoje não houve grandes problemas na votação, estude as páginas da sua secção política aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário