22 outubro 2014

Ante a profecia nãorealizável da Renamo: o que vai agora suceder? (6)

-"[...] Desta vez a vitória é nossa, uma vez que as condições já estão criadas para o efeito. A vossa presença massiva (no comício) mostra claramente que Dhlakama já é inquilino da Ponta Vermelha. E isso está fazer com que alguns candidatos respirem fundo. No dia 15 vamos apenas às urnas confirmar a nossa vitória”, disse o candidato da Renamo."Aqui.
-"A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) reivindicou esta quinta-feira, dia 16 de Outubro, vitória nas eleições gerais de 15 de Outubro em Moçambique e disse que não reconhece os resultados eleitorais, anunciou o porta-voz do partido." Aqui. (recorde a adenda 12 aqui)
Sexto número da série. Passo ao quarto ponto do sumário proposto aqui, a saber: 4. Estrutura do pensamento circular. Como já escrevi, os três candidatos presidenciais deste ano (Filipe Nyusi da Frelimo, Afonso Dhlakama da Renamo e Daviz Simango do MDM) foram seduzidos pelas multidões, ficaram fascinados com elas. Mas Dhlakama foi aquele que, publicamente, melhor expressou a sedução (multidões=votos assegurados), aquele que, melhor do que ninguém, em seu populismo, exemplificou o pensamento circular deste género:
1. As pessoas vão aos meus comícios
2. Por que razão vão aos seus comícios?
3. Porque gostam de mim e vão votar em mim
4. Que provas tem disso?
5. Não vê que vão aos meus comícios?

Sem comentários: