15 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (3)

Terceiro número da série. As eleições de 1999 numa série de elos fornecidos pelo desaparecido "Moçambique on-line", aqui.
Adenda: as eleições num trabalho do "euronews", aqui.
Adenda 2: Na "Voz da América", com referência à Universidade Eduardo Mondlane: "Há poucos sinais no campus da maior universidade do país de que há uma grande eleição nacional. O assalto visual dos cartazes eleitorais vermelhos, estampados em cada superfície pública em Maputo pelo partido no poder, a Frelimo, parece parar magicamente no portão da universidade." (tradução minha, CSAqui.
Adenda 3 às 17:32: confira o Boletim sobre o Processo Político em Moçambique (58), com data de hoje, 17 horas, editado por Joseph Hanlon e baseado em trabalhos de mais de 150 jornalistas, aqui.
Adenda 4 às 17:36: confira a página no Facebook do "Diário da Zambézia" sobre boletins tidos como viciados que foram encontrados numa escola primária de Quelimane, aqui.
Adenda 5 às 17:58: as urnas serão encerradas às 18 horas.
Adenda 6 às 18:14: com esta, perfazem 37 postagens colocadas até agora nas três séries sobre as eleições em Moçambique.
Adenda 7 às 18:29: confira a página no Facebook do Centro de Integridade Pública, aqui.
Adenda 8 às 18:32: a "Folha de Maputo" digital já preparou uma secção para dar conta dos resultados da contagem parcial dos votos. Aqui.
Adenda 9 às 19:39: manterá a Frelimo o poder? - eis o título de um trabalho da BBC, aqui.
Adenda 10 às 20:01: páginas no Facebook em permanente actualização sobre as eleições aqui, aqui e aqui.
Adenda 11 às 20:30: são absolutamente inquietantes as informações que vão chegando sobre tiros, cortes de energia e boletins de voto viciados.
Adenda 12 às 20:56: "A Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH) e o Centro de Integridade Pública (CIP) escreveram ao presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) para requerer a intervenção do órgão sobre as irregularidades eleitorais, mormente a não abertura de um número significativo de mesas de voto, impedindo desta forma os cidadãos de exercer seu direito fundamental." Aqui.

Sem comentários: