15 outubro 2014

Quintas eleições gerais de Moçambique (1)

Hoje vota-se em Moçambique para as quintas eleições gerais da história do país. Confira aqui. Para mais informação, consulte estes portais aqui, aqui, aqui e aqui.
Adenda: mais logo, antes das 06:30 locais, estarei no meu posto de votação. E procurarei dar notícias.
Adenda 2: participe na plataforma txeka, aqui.
Adenda 3: sobre as eleições de 2009, aqui.
Adenda 4 às 04:36: No África Monitor Intelligence do dia 13 com o título "Eleições em Moçambique podem ser as primeiras em África quase "à prova" de fraudes": "[...] O candidato da Frelimo é um líder de destaque e sucesso oriundo da província nortenha de Cabo Delgado. A escolha de Filipe Nyussi para futuro presidente salienta que Moçambique vai resistir a qualquer tentativa de dividir o país. [...] A corrrida acirrada entre Dhlakama, Simango e Nyussi poderá porém resultar em Nyussi deixar de obter os necessários 50% +1 dos votos na primeira volta. Uma segunda volta entre Nyussi e Dhlakama seria desestabilizadora. [As expectativas nutridas por Dhlakama representam um risco para a estabilidade futura. Mais de um milhão dos mais fieis militantes ficaram convencidos que a Renamo já ganhou, com "pelo menos" 80%." Aqui.
Adenda 5 às 05:40: a caminho do posto de votação, até logo.
Adenda 6 às 08:44: votação efectuada após cerca de uma hora e cinco minutos de espera, tinta indelével no dedo indicador da mão direita. Alguma desorganização no sector no qual fiquei. Um problema que creio foi generalizado em todas as salas de votação consistiu em não privilegiar a entrada a senhoras grávidas, a deficientes físicos e a pessoas da terceira idade. Isto gera sempre situações difíceis quando reina a mentalidade dos furabichas.
Adenda 7 às 08:47: votei na Escola Secundária Josina Machel, cidade de Maputo, rés-do-chão, perto de uma das salas onde tinha aulas entre 1960 e 1962, antigo Liceu Salazar. Muita gente, muitos observadores nacionais e internacionais, alguma imprensa televisiva e radiofónica. O presidente Armando Guebuza também votou nessa escola, muito cedo, cerca das 07 horas.
Adenda 8 às 08:58: acabam de me informar haver desorganização num outro local de votação, o Instituto de Educação Física, gente a pedir informações e furabichas em acção.
Adenda 9 às 09:05: disseram-me que no Instituto atrás mencionado as bichas fazem lembrar as do tempo de revolução.
Adenda 10 às 09:05: na bicha na qual estive notei que certos indivíduos foram atendidos em primeiro lugar em função dos seus cargos directivos, o que gerou protestos. Notei também que um alto quadro do partido no poder protestou veeementemente contra os furabichas, ele estava também na bicha à espera da sua vez.
Adenda 11 às 09:08: julgo saber que na cidade de Maputo houve grande afluência às assembleias de voto nas primeiras horas desta manhã.
Adenda 12 às 09:13: muitos furabichas na Escola Primária 3 de Fevereiro.
Adenda 13 às 09:20: importa dizer que, no fundo, para além da desorganização, parece reinar um ambiente festivo, muita gente a dialogar, muito sorriso.
Adenda 14 às 10:03: grande entusiasmo nas páginas do Facebook, várias pessoas exibindo orgulhosamente o dedo pintado com tinta indelével. Alguns jornais tentam dar cobertura ao que se passa no país, há páginas à espera de comentários de leitores. Os autores de blogues copia/cola/mexerica aguardam ansiosos as novidades e os mexericos para os copiarem e colarem.

1 comentário:

Sir Baba Sharubu disse...

Good morning, Mozambique !

15 October = Election Day

Today, the Mambas will play in CV.
My forecast is: Cabo Verde 1-3 MOZ.

Where will the MOZ players vote ?