10 outubro 2014

Máfia da madeira em Nampula

Segundo o "Nova Era" digital, editado em Nampula, na sua edição de hoje. Entretanto, recorde o seguinte fenómeno ocorrido há sete anos:
O "Diário de um sociólogo" tem centenas de entradas alusivas ao saque e à máfia da madeira (sugestão: faça uma busca com palavras do género "saque", "florestas" e "madeira"). Amplie as imagens em epígrafe clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato.

3 comentários:

nachingweya disse...

Moçambique a saque consentido.

Carlos Serra disse...

Na minha página do Facebook:
Antonio Roxo Leão: Carlos Serra, ex- uma série de coisas, amigo. Para que se saiba: já não há madeira no norte. As poucas manchas de floresta que sobram estão condenadas a desaparecer a muito curto prazo para dar lugar a... plantações florestais industriais e agricultura...Ver mais


Diário De Um Sociólogo: Sem dúvida que o quadro é péssimo, mas é necessário fazer algo. À minha pobre maneira vou fazendo. Talvez possamos renascer aos poucos...Olha, a Libéria poderá vir a ser o primeiro país africano a suster o derrube da floresta. E talvez esse derrube seja responsável pelo contacto maais próximo das epssoas com os reservatório do vírus do Ébola.

Carlos Serra disse...

Ainda na mesma página:

Antonio Roxo Leão: Provavelmente a Libéria está uns anos-luz mais desenvolvida politicamente que nós, quem sabe?!

Diário De Um Sociólogo: País afectado pelo Ébola que, apesar do pesadelo, parece querer manter-se vivo. Mas não é só a Libéria que está desmatada: outros países da África Ocidental tb estão. O deserto avança, a cultura do amendoim tb. A factura será paga pelos nossos bisnetos e trinetos.