07 outubro 2011

Para ganhar as eleições em Quelimane (1)

Naturalmente que o título em epígrafe é imensamente perverso. Mas como estamos na margem do fim-de-semana, não me parece errado casar a boa disposição, uma pequena ida à história e alguma ajuda eleitoral em relação a uma cidade na qual dois empresários vão disputar a presidência municipal em Dezembro.
Como começar? A minha proposta é a que se segue: 
Quelimane ou Cálimane (escolham), a cidade-coco, de história anterior ao século XVI: os palmares encostam-na ao céu, o casario vetusto de alvenaria planta-a no passado, o mundo baixo e lodoso coberto de macubar na periferia espreita inquieto o futuro, as bicicletas originalizam-na em permanência.  Prossigo mais tarde. Foto reproduzida daqui.
(continua)

7 comentários:

ricardo disse...

Sinalizou bem. Dois empresarios. O resto auto-explica-se.

Mas gostaria de ouvir agora as mesmas vozes que trocavam do facto da FRELIMO nao conseguir encontrar substituto para PIO MATOS. Que gente espantosa esta, que tanto reivindica abertura, democracia, pluralismos, mas que no entanto, afina sempre pela FULANIZACAO do cargos. "...Se o fulano nao esta, entao que desgraca, ai Jesus, o que vai ser de nos...". E mais espantoso ainda, como se preocupam com os candidatos dos partidos adversarios. Ate da a impressao, que tem mais vontade de defender as escolhas e programas politicos destes. Mas nao conseguem dize-lo publicamente.

O seu azar e que o Ze-Povinho ja lhes topou o jogo a muito tempo...

Anónimo disse...

1º- Fotografia muito interesante dos tempos aúreos de Quelimane: os imponentes edifícios do Banco de Moçambique e Montegiro -> do tempo em que a Copra, o Chá, o Algodão, o sisal, as madeiras tinham um importante peso nas exportações do país;

2º Hoje o Município de Quelimane não tem base económica capaz de gerar receitas que possam assegurar a manutenção e conservação das infra-estruturas, muito menos a sua expansão.

3º Nesta situação, Quelimane NECESSITA de um Presidente de Município que se dedique em tempo inteiro ás causas da cidade: 24 x 24 horas!

4º Alguém acredita que os candidatos, quer da Frelimo, quer do MDM estejam disponíveis para, a tempo inteiro, se dedicarem à resolução dos problemas da cidade?? Eu não!!

> São dois candidatos à procura de ESTATUTO!

Salvador Langa disse...

Aguardo saber da receita.

Gregório Pililão disse...

Linda imagem professor, vista lá dos lados de Racamba, Inhassunge. Queleimane...Queliamene!!! Minha terra, quem te viu e quem te vê?!!Teus filhos vagueiam pelo mundo... estás olvidada...nas andanças e caminhadas do teu país... que futuro para si?!!!Acompanharei a série assim como o processo eleitoral em Quelimane. Força Professor!!!

ricardo disse...

Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckenberg. O que e que ha de comum entre estes tres personagens? Muita coisa. Ricos, famosos, geniais e nunca passaram do primeiro ano da Faculdade...Mas a coisa mais importante ainda, foi terem sido suficientemente inteligentes para se rodearem de pessoas tao ou mais inteligentes do que eles.

Que isto servisse tambem de exemplo para os nossos candidatos a politicos.

TaCuba disse...

Penso naquilo que o anónimo do estatuto escreveu.

Abdul Karim disse...

Essas Eleições Vao Animar !