Adenda 2 às 6:15: esquerda.net, aqui.
Adenda 3 às 8:35: como já aqui escrevi, a ideia do regime era a de deslocar estrategicamente Mubarak para uma aparente posição subalterna por forma a salvar o sistema. Mas a posição do presidente assemelha-se, agora, a um autismo sem cura. Três coisas poderão acontecer: (1) recrudescer dos protestos, (2) ascensão radicalizada de um certo tipo de islamismo libertário com rosto progressista e (3) golpe de Estado palaciano de última hora, com o regime a sacrificar verdadeiramente Mubarak para salvar o sistema, sistema do qual fazem parte os interesses estratégicos americanos e israelitas.
Adenda 4 às 8:44: euronews aqui.
Adenda 5 às 9:09: O Egito e o dilema de Obama - BBC Brasil, aqui.
9 comentários:
Pois é pois é!!!
Americanos e Israelitas estudam agora com transformar agora o vice presidente num peão disfarçado
Sim, claro. Mas o problema agora é que o Egipto não é mais um pequeno tabuleiro de xadrez, algo de muito significativo aconteceu lá. Verdadeiramente, "o povo saiu da garrafa", para usar uma metáfora da nossa terra.
Tal como Eduardo dos Santos tenta manter a Costa do Marfim de acordo com os interesses do Estado angolano, Obama faz o mesmo no Egito.
A comparação parece-me útil. Vamos aguardar pelas próximas...egípcias horas.
E no Irão os olhos não estão menos atentos como mostram as notícias...
Claro. Mais a Líbia, o Chade e o Sudão.
Infelizmente em Africa temos pouco Mandelas, Chissanos e Nhereres. A maior parte dos lideres acham-se ou querem dar a entender que sao os unicos que podem salvar os seus respectivos paises. Uma coisa e verdade os ditadores e corruptos estao com as clcas nas maos. Viva o povo
Egípcios concentram-se no palácio presidencial. Exército reforça segurança
<fonte - http://www.ionline.pt/conteudo/104091-egipcios-concentram-se-no-palacio-presidencial-exercito-reforca-seguranca
Enviar um comentário