A partir de amanhã inicio aqui a publicação do habitual Dossier Savana, edição de 04/02/2011. Amanhã, também, deverei inserir, destacado, o habitual "A hora do fecho".
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Os mocambicanos e a sua eterna mania de auto-flagelacao intelectual.
Marcelino dos Santos foi a AT confirmar o que sempre nos tem dito. A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias. Atacou as empresas privadas, que afinal, sao as que geram o IMPOSTO que justifica a existencia da AT!
O imposto, recordemos, que foi qualificado como expressao mais abjecta de exploracao do homem pelo homem no III Congresso da FRELIMO, razao pela qual se extinguiram muitos deles naqueles gloriosos anos, que hoje, a AT faz campanha para os reabilitar. Por isso, nao se entende mesmo o que pensaram os organizadores da palestra ao criarem condicoes para se publicitar na media e aos cidadaos uma mensagem que desfaz como um novelo de cartas, todos os milhoes de dolares que a AT tem gasto para o povo voltar a pagar os seus tributos voluntariamente. Um belo tiro no pe, que so pode ter o significado de renovacao da lealdade politica e nenhum impacto fiscal.
Se houvesse algum nexo que justificasse a ida de dos Santos, seria para lhe perguntar quando e que publicara o seu primeiro livro sobre a historia da libertacao, do socialismo e da sociedade actual. Sei que alguem estara a ajudar o politico-anciao a reunir os pergaminhos todos, e a coloca-los numa linguagem escorreita. Contudo, pelo andar da carruagem, provavelmente adquiramos um livro post-mortem, o que impossibilitara aos tantos e tantos que com ele privaram confirmar/desmentir os seus escritos, ao contrario do que ja fizeram Sergio Vieira e Jacinto Veloso... E ja agora, porque nao saber tambem a contribuicao de Graca Machel na luta de libertacao nacional?!
A vantagem de nao se publicar nada em vida e ser absolvido instantaneamente pela historia. E assim, talvez nos venham dizer um dia que Marcelino e tambem um candidato a beatificacao pela Santa Se...
Porque a Estatua, ja o e, com toda a certeza.
Enviar um comentário